quarta-feira, 21 de maio de 2014

Pesquisa revela o perfil do profissional de Marketing do Espírito Santo


Realizada pela Enquet, a pedido do Clube do Marketing, a pesquisa contou com a participação de 32 empresas de diferentes setores, de médio a grande porte do Estado

Pós-graduado, 32 anos de idade, sendo 9 de atuação na área, e salário em torno dos R$ 5.600,00. Esse é o perfil médio do profissional de Marketing do Espírito Santo, de acordo com uma pesquisa quantitativa realizada pela Enquet, a pedido do Clube de Marketing do Estado, no mês de fevereiro deste ano. Os participantes trabalham em 32 empresas, de médio a grande porte, dos setores de indústria, comércio e serviços, que empregam, em sua maioria, mais de 500 profissionais na totalidade e estão há mais de 30 anos no mercado.   
O estudo revelou ainda que, espontaneamente, 81% dos entrevistados acreditam que o principal papel do Marketing é ser estratégico, de relacionamento e de cuidado com a marca. Para outros 47%, o marketing assume funções táticas, de propaganda e vendas. Vale ressaltar que 78% dos participantes dizem que o Marketing tem as suas funções bem delimitadas dentro das empresas.   Já em relação à hierarquia na organização, a área, composta em média em sua maioria por seis profissionais, ocupa em 34% nível de diretoria ou superintendência; em 47%, de gerência; e em 18%, de coordenação, supervisão, analista ou assistente. Na amostra, 60% dos profissionais de Marketing disseram que participam da elaboração dos planejamentos estratégicos das empresas onde trabalham. 
  Questionados sobre a frequência de atividades que executam, os entrevistados indicam maior tempo empregado em ações de comunicação (propaganda, assessoria de imprensa, promoções e relações públicas), elaboração de estratégias on e off-line, medição de resultados sobre investimentos, contratação de pesquisas, escolha de pontos de venda e precificação de produtos e serviços. 
  Os profissionais entrevistados contam, em média, com seis empresas terceirizadas para execução de suas atribuições, sendo a maior parte delas concentradas em agências de publicidade, assessorias de imprensa e comunicação, confecção de brindes, gráficas, produção de vídeos, materiais de comunicação e eventos, atualização de sites, designers, modelos, maquiadores, pesquisa, diagramação, fotografia, logística, entre outras.   
De acordo com as coordenadoras da pesquisa, e participantes do Clube de Marketing, Rita Abreu e Tânia Maria Bassetti de Abreu, os dados obtidos permitem avaliar o cenário do Marketing no Espírito Santo de forma muito clara. O estudo é considerado, por ambas, com um marco histórico para o segmento. "Essa é a ponta do iceberg e aponta para um trabalho de educar o mercado para mostrar a importância do profissional na empresa", afirma Tânia. Rita complementa: "A pesquisa é um ótimo instrumento para ajudar na tomada de decisão e mostrar que ainda há muito a ser feito".   Para a gerente da Unidade de Marketing e Comunicação do Sistema Findes, Cintia Dias, que integra o Clube do Marketing e participou da apresentação dos resultados, esse trabalho foi de fundamental importância. "A pesquisa mostra a realidade do Marketing no Espírito Santo e aponta, principalmente, os gargalos que temos que vencer para tornar nossa atividade mais estratégica e elevar a percepção de sua importância nas empresas. A partir dos dados coletados, temos os subsídios para montar um plano de ação que nos auxilie nessa tarefa", comenta.
De acordo com Gilber Machado, diretor da E-brand e também integrante do Clube do Marketing, ficou claro que o marketing tem papel importante, mas ainda não existe uma valorização do gestor proporcional a sua relevância. “Isso fica evidenciado nos itens renumeração, tipo de atividade e nível de participação do planejamento estratégico. Outro ponto é sobre a percepção do valor do Marketing como instrumento de construção de marca. Entre a percepção e uma atuação orientada a esse propósito existe uma grande distância, haja vista a falta de uso de pesquisa como instrumento de planejamento e aferição de resultados”, opina. 

Giuliano Bresciani, diretor da UVV e consultor que também participa do Clube do Marketing, acrescenta que o papel do profissional de Marketing é muito maior do que o percebido e desenvolvido pelo mercado do Espírito Santo. “Ele vai muito além da comunicação. Sua função é mais estratégica, com coleta e análise de informações de mercado, entendimento do comportamento do consumidor e dos concorrentes. Ele trabalha com fechamento de preço, lançamento de produtos e serviços, definição de embalagem, local e forma de venda, material de ponto de venda, ações de incentivo e relacionamento, entre outros. Se o profissional de Marketing é cobrado de forma direta pelo resultado das vendas da empresa, ele não pode participar somente do processo de comunicação junto com a agência”, opina.
Gilber acrescenta que as informações da pesquisa irão balizar a agenda do Clube do Marketing em 2014. “Vamos focar em trabalhar a promoção do papel estratégico do gestor de Marketing dentro das organizações com exemplos de sucesso. O objetivo é mostrar um caminho de como fortalecer a nossa atuação dentro das empresas, tornando-se um guardião da marca”, explica.


Mais informações para a imprensa:

Tríade Comunicação – (27) 3225-0099
Denise Klein – (27) 9 9253-6191




Assinatura-de-e-mail-denise

Nenhum comentário:

Postar um comentário