terça-feira, 13 de maio de 2014

Escola de Vila Velha cria Recreio Legal


 
Um recreio diferente, jogos espalhados pelo pátio com grupos de alunos em volta e com muita concentração. Essa agora é a realidade da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) Antônia Malbar, em Ilha das Flores, depois da criação do Projeto Recreio Legal.
Com o inicio do Recreio Legal houve uma diminuição de aproximadamente 80% no índice de ocorrências no período do recreio, zerando as suspensões. A escola adquiriu para o projeto alguns jogos de raciocínio, e estes são utilizados de forma produtiva e recreativa pelos alunos todos os dias no horário do recreio.  Dama, pega varetas, dominó gigante, Can Can, Torre Copos, Soletrando, Corrida Sustentável são alguns dos jogos utilizados pelos alunos.
O recreio, que antes era monitorado apenas pela coordenadora, deu lugar a um trabalho em conjunto com os alunos, agora o intervalo tem a ajuda de alunos monitores, selecionados através de eleição semanal em sala de aula, sendo um aluno de cada sala.
O aluno, Schelton Fagundes, do 5° ano, é um dos resultados visível do projeto. Agregação, depredação ao patrimônio da escola, eram algumas das grandes travessuras que o aluno fazia na hora do recreio, mas depois com a implantação do Recreio Legal, Schelton, é um aluno monitor fixo da escola. Ele é responsável em controlar a entrada e saída do banheiro masculino.
“Deixo entrar de três em três no banheiro, para não fazer muito bagunça no banheiro”, afirma o aluno com muito orgulho. Para a diretora, Valdete Rondelli, a mudança de comportamento de Shcelton, é relexo de uma autoestima elevada e necessidades básicas atendidas.
Os alunos monitores são identificamos com coletes e crachás, desempenham a função de monitorar diferentes ambientes do recreio tais como: entrada e saída dos banheiros, organização na fila da merenda, distribuição dos jogos pedagógicos, entre outros. Os monitores saem da sala de aula 10 minutos antes do recreio para organizar e distribuir os jogos.
A diversidade de jogos agradou todas as faixas etárias, deixando os alunos motivados e atraídos pelos brinquedos e consequentemente tranquilizou o pátio no horário do recreio.
Resultado – Além da redução de ocorrências no período do recreio, com a organização e monitoramento na fila da merenda contribuíram para a redução do desperdício da merenda.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Semed
Cibele Alves
Tel.: 3889-9979 / 99854-8566

Cibele Alves 
SEMED / ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 

Prefeitura de Vila Velha (ES)

Telefones: (27) 3389-9979 

www.vilavelha.es.gov.br


Cibele Alves da Silva Nascimento
SEMCOM
Prefeitura de Vila Velha (ES)
Telefones: (27) 3389-9979
www.vilavelha.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário