sexta-feira, 7 de março de 2014

Minuta do projeto de lei dos polos gastronômicos é apresentada ao prefeito de Vitória

Jaldecy Pereira

Polos gastronônicos de Vitória
Prefeito, secretários e empresários mostram a minuta que cria os polos gastronômicos da capital
As minutas do projeto de lei e do decreto que criam os polos gastronômicos em várias regiões de Vitória foram apresentadas ao prefeito Luciano Rezende, na tarde desta quinta-feira (6). Os documentos serão analisados pela Procuradoria Geral do Município (PGM) e poderão receber ajustes antes de serem encaminhados à Câmara Municipal para apreciação dos vereadores.
O encontro aconteceu no gabinete do prefeito e contou com as presenças do presidente do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares), Wilson Calil, do diretor do Sebrae, Ruy Dias, de empresários do setor e secretários municipais.
Em princípio, pensava-se em estabelecer os polos gastronômicos de Ilha das Caieiras, de Jardim da Penha e da Praia do Canto. Porém, durante a reunião, o prefeito sugeriu acrescentar ainda os polos da Rua Sete, da Mata da Praia, Rua da Lama, Jardim Camburi e Curva da Jurema.
A implantação dos polos começou a ser definida no ano passado, por meio de mobilização e adesão de parcerias que possibilitaram um plano de trabalho. Foram realizadas palestras com as comunidades e empresários locais, oferecidos cursos e consultorias individuais e coletivas, além de missões empresariais.
Tadeu Bianconi
Vista do manguezal na Ilha das Caieiras com barco ao fundo
Ilha das Caieiras é uma das regiões que irão receber o polo gastronômico
O presidente do Sindbares, Wilson Calil, disse que, agora, o próximo passo é programar essa qualificação e unir os empresários mais uma vez em torno da ideia. "É preciso unir um número mais representativo de empresários, fazer essa qualificação para que o polos possa ficar bem melhor. A ideia é receber turistas nesses locais e, portanto, é imprescindível que eles estejam bem qualificados", frisou Calil.
O diretor do Sebrae-ES, Ruy Dias, lembrou que a instituição já está trabalhando com muitos empresários, a Prefeitura e o Sindibares na elaboração do que deve ser feito no projeto e, inclusive, no que diz respeito à lei que institucionaliza os polos gastronômicos. "Nosso trabalho será qualificar todos os empreendimentos que existirem nos polos determinados para melhorar a gestão, o atendimento e tudo que envolve a adesão do empresário", disse Dias.

Otimismo

O empresário César Azevedo, proprietário do restaurante Mirante da Ilha, que fica na Ilha das Caieiras, disse que esse projeto era esperado há anos pelos comerciantes da região. "Recebemos com muita alegria esse projeto, que, aliás, já era esperado há muitos anos. Nós temos a cultura, temos um bom prato, temos nossas qualidades e, com o apoio da Prefeitura, a coisa acontece. Eu ganho, o município ganha, clientes e turistas também ganham", comemorou César.
Os empresários Daniel de Castro e Alberto Campos, respectivamente donos dos restaurantes Gosto Português e Conde de Sanduíche, participaram do encontro e compactuam da mesma opinião. Todos estão otimistas quanto à criação desses polos.
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Informações à imprensa:

Secom - Prefeitura de Vitória (gabcom@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-6128 / 3382-6129

Nenhum comentário:

Postar um comentário