terça-feira, 3 de dezembro de 2013

SEMINÁRIO FINAL DO PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA SERÁ AMANHÃ E QUARTA-FEIRA NO COLÉGIO MARISTA - COLATINA



03/12/2013 -
Hoje e amanhã, vai acontecer no Colégio Marista, das 18 às 22 horas, o Seminário Final do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), desenvolvido no município de Colatina pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Governo federal.
 O evento será voltado para os 200 gestores e supervisores, técnicos da rede municipal e da Superintendência Regional de Educação (SRE), da rede estadual, e ainda para 40 professores do 1º e 2º períodos de Educação Infantil (EI) e 4º e 5º anos também de Educação Infantil (EI).
A programação começará com o credenciamento e a cerimônia de abertura, que contará com as presenças de autoridades, entre elas, do prefeito Leonardo Deptulski; e da secretária de Educação, Maria Auxiliadora Torezani de Oliveira. Em seguida terá Momento Cultural, com alunos e professores de Educação do Campo e uma mesa redonda sobre “Literatura _ a arte de deleitar”, que terá como mediadora Adriana Vieira de Souza.
Amanhã, segundo a coordenadora do Pnaic, Soneide Maria Caliari Mariani, sessões de relatos acontecerão em seis salas do Colégio Marista, com 45 professores (1º, 2º. 3º e campo), cada uma. Todas serão coordenadas por orientadores de estudos do Pnaic.
Haverá avaliação escrita do Seminário Final, conforme orientações da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo), entidade responsável pela formação de todos os orientadores no Espírito Santo, desde o início do ano passado, quando foi implantado o Pacto.
Pacto
O Pacto é um acordo formal assumido pelo Governo federal, estados, municípios e entidades, para afirmar o compromisso de alfabetizar crianças até no máximo 8 anos de idade, no final do ciclo de alfabetização, por meio de um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizadas pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura). O eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.
Em Colatina, oito orientadores de estudos planejam e orientam a formação dos grupos, com estudos periódicos, distribuídos em diferentes momentos, numa carga horário de 200 horas.
A formação tem o objetivo de provocar reflexões e promover debates sobre a prática pedagógica dos educadores, acerca de propostas que fundamentam os estudos durante o processo e instrumentalizam os orientadores, a fim de que planejem e criem propostas metodológicas adequadas à perspectiva teórica que sustenta o trabalho de alfabetização.
Todos os professores alfabetizadores que participam da formação continuada terão certificado de 120 horas expedido pela Ufes e, os que foram cadastrados no Censo de 2012, recebem uma ajuda de custos de bolsa mensal de estudo, paga pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), via Sistema Geral de Bolsas (SGB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário