terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Secretária Municipal de Saúde de Vitória pede para deixar o cargo


Yuri Barichivich
Secretária de Saúde Sony Itho posa de pé para a foto
Sony de Freitas Itho deixa a prefeitura após quase um ano à frente da Secretaria Municipal de Saúde.
Após quase um ano à frente da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a pediatra e doutora pela Universidade de São Paulo (USP), que também era servidora efetiva do Governo do Estado, a Drª Sony de Freitas Itho, encerra suas atividades na Prefeitura de Vitória.
A decisão de deixar o cargo foi tomada com bastante cautela. “Foi uma honra ter ocupado o cargo de secretária de Saúde durante esse tempo, mas já era um acordo firmado com o prefeito Luciano Rezende, de que eu ficaria por um período estimado de um ano. Foi um tempo de muito aprendizado, realizações, responsabilidade e muita dedicação, que é exigência do próprio cargo. Agradeço muitíssimo a confiança que o prefeito Luciano me conferiu”.
Sobre os motivos para o afastamento, a Drª Sony Itho fala com muito entusiasmo. “Após anos de muito trabalho, quase todos gerenciais, esse é o momento de passar mais tempo com a família, viajar e descansar um pouco. A pasta da saúde é grande, complexa e exigiu muita dedicação e trabalho intenso”.
Sobre o trabalho executado, a secretária falou do empenho de toda uma equipe. “Ninguém faz nada sozinho. Foi um ano de trabalho duro de toda a equipe daSemus, que se empenhou no desenvolvimento de projetos importantes, que já estão fazendo a diferença na vida do usuário. Também foi um ano de intensa participação popular, com a realização da 8ª Conferência Municipal de Saúde, que demandou muita escuta, muito debate e nos aproximou muito do controle social”.
Sobre os desafios da pasta, Drª Sony garante que não são poucos. “Iniciamos um processo de construção de uma gestão compartilhada e no sentido de ofertar a população a continuação dos serviços de saúde, que passa pela atenção básica, pela média e alta complexidade, conforme orientação do prefeito Luciano. Estão em fase de entrega a Farmácia Cidadã (em janeiro), a Unidade de Saúde de Ariovaldo Favalessa e o projeto “Portas Abertas”, que é um projeto audacioso de humanização nos serviços de saúde, que já está sendo implantado em toda a rede.
Os desafios não são poucos, porém, sei do compromisso e do empenho dessa gestão com as questões da cidade e tenho a convicção de que o trabalho desenvolvido será continuado e aperfeiçoado por quem assumir o cargo”.
O prefeito Luciano Rezende agradeceu a dedicação da secretária Sony. “Foram meses de muitos desafios e a secretária Sony foi uma grande parceira e está deixando valiosas contribuições. Quero agradecê-la pela parceria e pela forma ética e responsável, com que conduziu a pasta da saúde. Ela deixa o cargo, mas continua nossa amiga e parceira”.
A secretária, Sony Itho deixa oficialmente o cargo na próxima sexta-feira (6). Quem assume, interinamente a pasta, é a gerente de Atenção à Saúde e assistente social, Daysi Koehler Behning.
Informações à imprensa:
Simone Kobe (smskobe@vitoria.es.gov.br)
Tel.: 999815-5225
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Informações à imprensa:

Secom - Prefeitura de Vitória (gabcom@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-6126
Saiba mais sobre Saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário