terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Prefeitura abre campanha contra AIDS com pedágios educativos - ANCHIETA



A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início no dia 28 de novembro à campanha alusiva ao Dia Internacional de Luta contra a AIDS, lembrado no dia 1º de dezembro.
A campanha prossegue até o dia 10 de dezembro e consiste em ações como pedágios educativos para distribuição de preservativos e convites para testes de HIV.
 
Nos pedágios, que acontecem sempre a partir das 9 horas, em frente ao Centro de Especialidades Unificadas (CEU), nos dois sentidos da via, serão distribuídos oito mil preservativos e folderes alusivos à campanha.
 
Serão oferecidos também exames de Sífilis e Hepatite B e disponibilizados insumos de prevenção e orientações sobre as DST/AIDS. O Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante funciona nas seguintes Unidades de Saúde: ESF Mãe-Bá - 02/12/2013, ESF Ubu - 03/12/2013, ESF Parati - 04/12/2013 e ESF II Barras - 10/12/2013.
 
Dia Mundial de Luta Contra a AIDS
 
Estabelecer a data de 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a AIDS foi uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).
 
A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão para com as pessoas infectadas. A escolha da data seguiu critérios próprios da ONU. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde.
 
Laço Vermelho
 
O Laço Vermelho foi criado em 1991 pela Convenção dos Artistas “Visual AIDS”, em Nova York (EUA), inspirado nas faixas amarelas que condecoravam os veteranos da Guerra do Golfo.
 
A cor vermelha expressa uma relação com o sangue e o amor relacionados à infecção pelo HIV. O laço foi criado como uma forma de homenagear os mortos pela doença e ajudar na conscientização sobre a seriedade da epidemia. É o símbolo internacional da consciência sobre o HIV e AIDS.
 
Sintomas e fases da AIDS.
 
Quando ocorre a infecção pelo vírus causador da AIDS, o sistema imunológico começa a ser atacado. E é na primeira fase, chamada de infecção aguda, que ocorre a incubação do HIV - tempo da exposição ao vírus até o surgimento dos primeiros sinais da doença.
 
Esse período varia de três a seis semanas. O organismo leva de 30 a 60 dias após a infecção para produzir anticorpos anti-HIV. Os primeiros sintomas são muito parecidos com os de uma gripe, como febre e mal-estar. Por isso, a maioria dos casos passa despercebida.
 
A próxima fase é marcada pela forte interação entre as células de defesa e as constantes e rápidas mutações do vírus. Mas não enfraquece o organismo o suficiente para permitir novas doenças, pois o vírus amadurece e morre de forma equilibrada. Esse período pode durar muitos anos e é chamado de assintomático.
 
A baixa imunidade permite o aparecimento de doenças oportunistas, que recebem esse nome por se aproveitarem da fraqueza do organismo. Quem chega a essa fase, por não saber ou não seguir o tratamento indicado pelos médicos, pode sofrer de hepatites virais, tuberculose, pneumonia, toxoplasmose e alguns tipos de câncer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário