quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Planetário móvel vai até as escolas da rede pública municipal de Vitória


Leane Barros
Monitores do Planetário Móvel sentados próximo ao equipamento
Os alunos do nono ano da Anacleta Schineider Lucas tiveram a oportunidade de reconhecer constelações como Orion e Touro,
Para despertar o interesse em olhar para o céu de uma forma diferente, a Escola da Ciência – Física fez uma proposta inusitada para as escolas municipais de Vitória. A primeira a aceitar foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anacleta Schineider Lucas que, nesta quarta (4), recebeu o planetário móvel do Centro de Ciência, Educação e Cultura da capital.
Na ocasião, os alunos do nono ano tiveram a oportunidade de reconhecer constelações como Orion e Touro que, até então, haviam apenas ouvido falar. Além disso, também ouviram breve explanação introdutória sobre a astronomia a partir da observação do céu simulado pelo equipamento.
A iniciativa tem como objetivo despertar o gosto pela Astronomia e observação do céu, por meio da projeção do céu noturno na parte interna do domo inflável. Assim, os alunos podem aprender a identificar as principais estrelas e constelações que podem ser observadas na região da Grande Vitória durante essa época do ano, identificando as suas características e sua posição no céu.
“A ideia é aguçar nos adolescentes a curiosidade sobre a astronomia, cujo conteúdo, em sala de aula, é abordado nas disciplinas de Geografia e Ciências. Aqui, o aluno pode participar de uma aula completamente diferente, afinal, os conceitos aprendidos na teoria ganham a realidade a partir do momento que o céu é retratado assim bem perto deles.”, explicou o diretor da Escola da Ciência – Física, Ivanor Weiler Junior.
“Gostei da oportunidade de experimentar ver o céu praticamente ao alcance das minhas mãos. Gostei de ver também que a curiosidade pela astronomia foi resgatada pela Escola da Ciência Física entre os meus colegas. Na minha opinião, sessões como esta deveriam acontecer mais vezes, já que a simulação do céu e as constelações apontadas pelos monitores são bastante interessantes”, comentou a Yasmin de Freitas, de 15 anos.

Planetário móvel nas escolas

As atividades do planetário móvel nas unidades escolares são feitas com grupos de 25 alunos por sessão, que tem duração de 20 minutos. Além da projeção do céu e a identificação das constelações, monitores auxiliam toda a sessão, apontando os pontos mais importantes a serem observados pelos alunos.
Foto Divulgação SEME
Planetário Móvel
O planetário móvel é apenas um das atividades oferecidas pela Escola da Ciência - Física, localizada no Parque Moscoso.
Antes de levar o equipamento para as escolas, a iniciativa foi testada durante a 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que aconteceu em outubro. Na ocasião, o planetário móvel realizou sessões para cerca de duas mil pessoas em apenas três dias. Pelo fato de estar se verificando sucesso, o planetário móvel também estará à disposição dos participantes da 24ª edição da Feira do Verde será realizada, neste ano, de 11 a 15 de dezembro, na praça do Papa.

Escola da Ciência - Física

O planetário móvel é apenas um das atividades oferecidas pela Escola da Ciência - Física. Aqueles se se sentirem interessados por mais um pouco de conhecimento sobre a matéria em questão, a Escola oferece mais de 65 brinquedos inspirados nos conceitos mais conhecidos, além de oficinas e aulas de robótica.
As visitas à Escola da Ciência – Físca são gratuitas. Grupos acima de dez pessoas precisam agendar a visitação, pois eles requerem monitores exclusivos, por meio do telefone (27) 3233-3556, pelo e-mail ecienciafisica@gmail.com ou no próprio espaço, no Parque Moscoso.
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Informações à imprensa:

Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3225-2473 / 98889-6140 / 98139-7097
Saiba mais sobre Educação e Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário