quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Estudantes concluem participação em programa de preservação ambiental - VITÓRIA


Leane Barros
menino falando ao microfone
Durante a manhã, os alunos participaram de várias atividades visando o desenvolvimento da consciência ambiental.
Fábrica de pranchas de surfe que utiliza apenas madeira de reflorestamento como matéria-prima na produção dos artefatos; empresa de terraplanagem que utiliza combustíveis alternativos e caminhões híbridos como solução para a melhoria da qualidade do ar; indústria de jogos eletrônicos baseada em reaproveitamento de material reciclável como forma a colaborar a diversão incentivando a sustentabilidade; marca de moda feminina que decora as filiais com artesanato luxuoso e concede descontos às clientes que fizerem doações a instituições de caridade.
Essas são algumas das sugestões apontadas pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Áureo Monjardim, que fica em Fradinhos, na manhã desta quinta-feira (5), durante o encerramento do Programa de Educação Ambiental em Áreas Protegidas da Vale. O evento aconteceu no Parque Botânico Vale, Jardim Camburi, e finaliza a parceria estabelecida em 2013 entre a mineradora e a Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio da unidade escolar.
O objetivo desta parceria é a colaboração mútua entre as partes para desenvolver a consciência ambiental da comunidade escolar, deixando um legado positivo para as gerações atuais e futuras e proporcionar práticas sustentáveis e inserindo-as no contexto de áreas de proteção e conservação, com intuito de promover mudanças de atitudes, por meio do Programa de Educação Ambiental Áreas Protegidas Vale.
“Quando a gente discute a cidade, a gente discute também a questão ambiental. E a escola desempenha um papel importantíssimo ao incluir a educação ambiental no processo formativo da criança. Os primeiros resultados mostram que a combinação entre atividades teóricas e práticas proporcionaram aos participantes o desenvolvimento de atitudes sustentáveis que contribuem para a preservação e a conservação do meio ambiente na escola e em suas casas ”, disse a secretária Municipal de Educação, Adriana Sperandio.
“O programa dissemina nas comunidades a mensagem de que é possível usufruir de recursos naturais mantendo uma convivência equilibrada e minimizando impactos, e, desta forma, conservar a integridade do meio ambiente”, disse o supervisor do Parque Botânico Vale, Vitor Maciel.
“Foi uma experiência muito legal. Integrar com o grupo de dança circular me fez aprender um pouco mais sobre o respeito. Quanto à sustentabilidade, aprendi que podemos fazer a diferença nos mínimos detalhes, como fechar a torneira ao escovar os dentes e apagar a luz quando for o último a sair da sala ou do quarto, por exemplo. Dessa forma, ajudamos um bocado sem nem perceber. Se todos fizerem a sua parte, podemos contribuir para um mundo melhor para as futuras gerações”, afirmou a aluna Thamires Barbosa.
Leane Barros
maquete
Os alunos da Emef José Áureo Monjardim apresentaram várias propostas para melhorar o meio ambiente.
“Uma experiência única. O conhecimento passado para nós, alunos, faz com que reflitamos sobre nossas atitudes. A partir disso, aplicamos em nossos dias e podemos repassar para os conhecidos mais próximos”, contou Vinícius Matheus Lins, 14 anos.
“O maior fator gratificante do projeto é o compartilhamento de ideias e a troca de curiosidades entre os alunos. Após algumas aulas, eles se tornaram mais críticos quanto ao tema, abraçando a causa de forma integral e se dedicando ao trazerem questionamentos e colaborações de princípios. Além de aplicarem a sustentabilidade própria realidade, também auxiliam colegas, puxando a orelha daqueles que passam da linha com o consumo excessivo,” disse a professora Márcia Andrea.

Trilhas e viagens

Como parte do Programa de Educação Ambiental em Áreas Protegidas da Vale, os alunos da Emef José Áureo Monjardim participaram de dinâmicas de grupos de jogos, fizeram trilhas ecológicas e tiveram aulas no módulo Educação Ambiental, no Vagão do Conhecimento, no Orquidário, na Horta Educativa e no Jardim Sensorial.
E pela escola, as crianças ainda plantaram mudas de espécies de planta da Mata Atlântica, visitaram o Parque Estadual Paulo César Vinha, em Setiba, produziram mosaicos com o tema meio ambiente para mostra cultural da escola, visitaram a Reserva Natural Vale, em Linhares, e ainda viajaram para Ouro Preto, em Minhas Gerais, que mais tarde também virou exposição.
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Informações à imprensa:

Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br)
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