segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Agroindústria familiar é tema de seminário em Cachoeiro

Programação conta com mostra de produtos das agroindústrias do município


Agricultores familiares, técnicos, extensionistas rurais e representantes do poder público participam nesta terça-feira (3) do 1º Seminário da Agroindústria Familiar de Cachoeiro de Itapemirim – “A união do campo gerando desenvolvimento”. O evento será realizado a partir das 8h, no auditório da Cooperativa de Laticínios Selita, com a proposta de debater temas relacionados a essa forma de empreendimento, principalmente a necessidade de regularização e formalização. 


A programação conta com apresentações de iniciativas que favorecem o desenvolvimento e a legalização das agroindústrias, palestra sobre a importância do associativismo e mostra de produtos agroindustriais de Cachoeiro. Outra atração é o caso de sucesso da Associação das Agroindústrias Familiares da comunidade de Córrego da Prata, há 15 anos em atividade no município de Anchieta.

“Vamos reunir representantes de todas as agroindústrias de Cachoeiro para que troquem experiências e adquiram conhecimentos importantes para garantir a sustentabilidade desses empreendimentos rurais. É, também, um passo inicial para a formação de uma associação ou cooperativa das agroindústrias do município”, explica o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, José Arcanjo Nunes. 

As agroindústrias do município produzem doces, pães, biscoitos, bolos, queijos, pó de café, mel, ovos e embutidos. Elas recebem apoio técnico da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semag), que realiza o seminário em parceria com Sindicato Rural de Cachoeiro. Parte dos produtos pode ser encontrada nas Feiras Livres da Agricultura Familiar, no comércio local e é comprada pela prefeitura para a merenda das escolas municipais.

“Temos incentivado os pequenos produtores a se organizarem para a formação de agroindústrias como estratégia para ampliar as possibilidades de trabalho no meio rural e agregar mais valor aos produtos regionais”, afirma José Arcanjo. 

O seminário tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES), da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e da Selita. Qualquer pessoa interessada no tema pode participar, basta fazer inscrição no local do evento, gratuitamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário