sábado, 23 de novembro de 2013

Servidores e moradores se unem em Santa Martha no combate à dengue - VITÓRIA


Yuri Barichivich
FInal de Semana - Santa Marta - Gincana
Unidade de Saúde de Santa Martha promoveu gincana para alertar a população contra a dengue
FInal de Semana - Santa Marta - Gincana
Homem se vestiu de "mosquito Aedes Aegypti" para participar da ação
O calor não desanimou as comunidades de Santa Martha e Joana D'Arc a participar da 3ª Gincana de Combate à Dengue, promovida pela Unidade de Saúde de Santa Martha, neste sábado (23).
O evento reuniu dezenas de pessoas em brincadeiras e ações que abordavam a prevenção ao mosquito da dengue (Aedes Aegypti) e os perigos da doença, tudo para chamar a atenção da comunidade.
“Precisamos envolver as pessoas no combate à dengue, conscientizá-las a descartar o lixo de forma adequada e acabar com os focos da dengue. Por isso, vários servidores da Prefeitura de Vitória e estudantes de Enfermagem da Ufes estão aqui hoje, indo até as casas dos moradores, conversando e chamando-os a participar da ação”, afirmOU a diretora da Unidade de Saúde de Santa Martha, Roze Meria Azevedo da Silva.
Entre os moradores que aceitaram o chamado para a gincana, estava Magali Christina de Paula, 37 anos. Apesar de nunca ter pegado dengue, ela teme a doença pelo que já ouviu de relatos de vizinhos e procura evitar focos do mosquito na sua casa. “Eu gosto muito de plantas, mas sempre tiro o excesso de água dos vasos, pra evitar água parada, e deixo minha caixa d’água sempre tampada".
O presidente da Associação de Moradores de Joana D'Arc, José Adolfo Amaral, ressalta que a comunidade está cada vez mais consciente da sua responsabilidade no combate à dengue. “Percebo que as pessoas estão mais cuidadosas, preocupadas em evitar que o lixo e os entulhos se tornem focos de dengue. Mas é um trabalho constante, não podemos esquecer nem parar".
Já o presidente da Associação de Moradores de Santa Martha, Reinaldo Verneck, destaca a necessidade da interação dos serviços públicos com a comunidade. “Todos precisamos fazer a nossa parte. A Prefeitura, com os serviços de saúde e de limpeza, cuidando e prevenindo a saúde do cidadão, e as pessoas, evitando os focos de dengue em casa e o descarte de lixo em horários e lugares impróprios”.
Além da gincana, que mobilizou os moradores em dois grandes grupos, Santa Martha e Joana D'Arc, premiando os vencedores de cada tarefa, o evento também contou com diversas ações programadas: bota-fora de entulhos para limpeza de quintais e terrenos; arrecadação de alimentos não perecíveis e roupas novas e usadas, para serem distribuídos a pessoas carentes; apresentação de peça teatral e de paródias de músicas populares fazendo referência à dengue; oficina de material reciclável com o tema "O lixo pode ser um luxo”.
A ação aconteceu em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente (Semmam), Educação (Seme), Segurança Urbana (Semsu) e Serviços (Semse)
Com edição de Matheus Thebaldi

Informações à imprensa:

Giovana Rebuli Santos (girsantos@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-6130 / 6128 / 98889-5564

Nenhum comentário:

Postar um comentário