terça-feira, 26 de novembro de 2013

Novembro Azul: Prefeitura promove ação de prevenção ao câncer de próstata - VITÓRIA


Leane Barros
Homem segurando informativo do Novembro Azul
Assistente administrativo Marco Antonio Aguiar da Silva recebeu folheto da campanha
Servidores da Prefeitura de Vitória com mais de 45 anos receberam, na manhã desta terça-feira (26), orientações sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.
A ação fez parte da campanha Novembro Azul, realizada em parceria entre as secretarias municipais de Comunicação (Secom) e Administração (Semad), por meio da Coordenação de Promoção à Saúde do Servidor.
Na abordagem, os servidores receberam folhetos informativos e foram orientados a procurar uma das 28 unidades de saúde da capital para fazer o agendamento do exame de prevenção, que é gratuito.
O câncer de próstata é o mais comum entre os homens e, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2013 devem ser registrados 60.180 novos casos da doença no Brasil.
O assistente administrativo Marco Antonio Aguiar da Silva, de 50 anos, foi um dos servidores que receberam o folheto explicativo da campanha. "A campanha é muito importante e alerta para uma doença que pode ser fatal. Não é preciso ter preconceito. Sempre faço o exame periodicamente", contou. Ele ainda complementa: "Sempre sugiro o exame aos meus amigos pessoais e de trabalho que possuem a faixa etária indicada. Prevenção sempre".

Doença

As causas do câncer de próstata ainda são desconhecidas. Embora apareça em homens com mais de 65 anos de idade, as chances de desenvolver a doença aumentam em até 10 vezes se já houve algum caso de câncer de próstata na família, como pai ou irmão.
Outros fatores, como o estilo de vida, e alimentação inadequada à base de gordura animal e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos também podem interferir no surgimento da doença.
Leane Barros
Homem segurando informativo do Novembro Azul
Campanha Novembro Azul faz alerta para homens a partir dos 45 anos procurarem um urologista anualmente para realizar o exame
Esse é um tipo de câncer que demora a se manifestar, exigindo exames preventivos com frequência para não ser descoberto em estado avançado e potencialmente fatal. Homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.
O toque retal, que é rápido e indolor, mostra se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como a dosagem de PSA (antígeno prostático) no sangue e a biópsia, que é a retirada de fragmentos da glândula para análise. A partir dos resultados, o urologista poderá dar o diagnóstico correto.
Conforme o tumor cresce, há dificuldade de urinar; o jato de urina fica mais fraco; aumenta a frequência das micções, especialmente à noite; há dor ou ardência no ato de urinar ou na ejaculação; e um pouco de sangue pode aparecer na urina ou no sêmen. Em uma fase mais avançada, pode causar dores nos ossos, infecções generalizadas e até insuficiência renal.
Com edição de Matheus Thebaldi

Informações à imprensa:

Secom - Prefeitura de Vitória (gabcom@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-6126

Nenhum comentário:

Postar um comentário