sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Munícipes poderão fazer testes gratuitos de hepatite C na Casa do Cidadão - VITÓRIA

André Luiz Silva Sobral

Teste Hepatite C
Usuários da Casa do Cidadão podem passar por exames gratuitos durante a campanha "Hepatite C - Quebre o Silêncio"
A campanha "Hepatite C – Quebre o Silêncio" volta à Casa do Cidadão a partir desta segunda-feira (25) com a oferta de testes gratuitos. Os interessados poderão se dirigir à recepção central até esta quarta (27), das 9 às 15 horas. O exame é prático, rápido e o resultado sai em 10 minutos.
Segundo a gerente da Casa do Cidadão, Juliana Sardenberd, a ação tem como objetivo a identificação precoce da doença e o tratamento adequado aos infectados pelo vírus. "É muito importante que todos participem da campanha para identificar se são portadores do vírus, que é silencioso e leva a complicações caso não seja tratado".
Esta será a segunda vez que a campanha acontece no local. A primeira ação aconteceu em maio deste ano, com a realização de 800 testes. A expectativa é de que cerca de 1.000 munícipes sejam atendidos nos três dias de campanha.

Hepatite

A hepatite é uma doença inflamatória do fígado, que compromete suas funções. Sua evolução pode ser aguda ou crônica e é principalmente classificada como viral, tóxica ou autoimune. As doenças do fígado, em especial as hepatites, provocam anormalidades nas funções desse órgão, como:
  • Icterícia: é um acúmulo de bilirrubina no corpo. A bilirrubina é um pigmento esverdeado usado pelo fígado para produzir a bile (uma substância que auxilia na digestão) que, ao se acumular, faz com que a pele e as mucosas fiquem amareladas. Quando o fígado está inflamado, ocorre uma dificuldade de processamento e eliminação da bile para o intestino;
  • Colapso na produção de proteínas e na neutralização de substâncias tóxicas;
  • Prejuízo de todas as funções primárias do fígado.
  • Cirrose, que é o resultado final de uma inflamação persistente no fígado e pode ocorrer em todas as condições de inflamação crônica desse órgão. A cirrose hepática caracteriza-se por necrose (destruição das células), fibrose e nódulos de regeneração. A fibrose é a substituição das células normais do fígado por tecido de cicatrização. Esse tecido cicatrizado, também chamado de fibrótico (formado por fibras), não tem mais as funções que as células sadias do fígado possuem. Os nódulos de regeneração são compostos por células regeneradas, numa tentativa do fígado de substituir as células destruídas. Infelizmente, esses nódulos não conseguem realizar as mesmas funções das células normais.
Serviço
“Hepatite C – Quebre o Silêncio”
Data: 25, 26 e 27 de novembro, das 9 às 15 horas
Local: Casa do Cidadão. Avenida Maruípe, 2.544, Itararé

Nenhum comentário:

Postar um comentário