terça-feira, 26 de novembro de 2013

Comissão realiza missão em região quilombola Sapê do Norte nesta terça - VITÓRIA


André Sobral
Reunião SEMCID
Membros da Comissão Especial "Direito Humano à Alimentação Adequada" reuniram-se na Sala dos Conselhos da Casa do Cidadão
A Comissão Especial "Direito Humano à Alimentação Adequada" se reuniu nesta segunda-feira (25), na Sala dos Conselhos da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), na Casa do Cidadão, em Itararé, para discutir, entre outras questões, a missão in locu que será realizada nesta terça-feira (26) na região quilombola Sapê do Norte, em São Mateus.
Segundo o representante da Defensoria Pública Federal que integra a comissão, Claudionor Leitão, há denúncias relativas à violação do direito à alimentação adequada. "Temos recebido denúncias de que as comunidades de Sapê do Norte vivem em uma situação permanente de insegurança alimentar e nutricional, na medida em que têm encontrado enormes dificuldades para garantir uma alimentação diversificada e em quantidade suficiente para as suas famílias", disse.
Além disso, Leitão destacou que o território apresenta-se em situação de devastamento provocado pela monocultura do eucalipto, fazendo com que as comunidades não consigam produzir os alimentos de que necessitam. "Atualmente, a maioria dos alimentos que são consumidos pelas famílias precisa ser adquirida nos supermercados, havendo grande dependência da disponibilidade de renda monetária de que não dispõem".
A Comissão Especial Direito Humano à Alimentação Adequada está ligada à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e é formada por representantes de todo o país, tendo como um dos membros o secretário de Cidadania e Direitos Humanos, Marcelo Nolasco.

Sapê do Norte

Sapê do Norte é uma região composta por 39 comunidades quilombolas localizada no extremo norte do Espírito Santo, compreendida entre os municípios de São Mateus e Conceição da Barra. Até os anos 70 ,eram 12 mil famílias habitando comunidades rurais quilombolas. Atualmente, a Comissão Quilombola do Sapê do Norte calcula 1.500 famílias existentes.
Com edição de Matheus Thebaldi

Informações à imprensa:

Patrícia Arruda (pasantana@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-5442 / 98818-4526

Nenhum comentário:

Postar um comentário