sábado, 23 de novembro de 2013

Caminhada dos Quilombolas reúne 300 pessoas - ANCHIETA

por Thiago Zanetti-3536 1785

23/11/2013 17:02
quilombolas
quilombolas
quilombolas
quilombolas
quilombolas
A primeira Caminhada dos Quilombolas do município de Anchieta, que reuniu cerca de 300 pessoas, em um percurso de 18 km, do centro da cidade à localidade de São Mateus, ocorrida nesta sexta-feira (22), foi marcada por muita determinação e entusiasmo.
 
O evento foi promovido pela Secretaria de Assistência Social e pelas gerências de Cultura Esportes com apoio da Associação dos Moradores de São Mateus.
 
Ao logo do percurso a prefeitura disponibilizou pontos de abastecimento de água e frutas para os caminheiros, além de uma equipe móvel que fazia o trajeto fornecendo água mineral. A Política Militar e a Guarda Municipal garantiram a segurança dos participantes durante todo o percurso.
 
Na concentração, às 18h, em frente ao Centro Cultural, os participantes puderem se abastecer com uma mesa de frutas e sucos antes de iniciarem o trajeto. Profissionais do esporte puxaram um alongamento.
 
Em discurso que deu início a caminhada, o prefeito Marquinhos destacou a importância da cultura negra para o Espírito Santo e para o município de Anchieta.  "Somos uma mistura de raças. Os negros nos trouxeram um patrimônio cultural muito rico, na música, na culinária, na religião e em outras manifestações, e isso precisa ser valorizado".Ele disse ainda: "Fazemos memória hoje dos negros com este evento, mas o que celebramos é a raça humana, independente de sua origem, cor, cultura e credo".
 
O instrutor cultural, Jonathan Braga, 29, disse que comemorar a data significa "relembrar a resistência negra". "No passado vemos um mar manchado de sangue, mas para frente vemos esperança. No dia 20 lembramos toda a resistência negra no país", disse, e finalizou com uma crítica: "De certa forma somos escravizados pelo sistema que não atende a todos de forma igual".
 
Para a pedagoga Rosimeri Hermes, 51, comemorar o dia da consciência negra é festeja a emancipação da raça. "Celebramos a liberdade. O racismo ainda existe, mas nossas vitória superam. Alcançamos vários posições de destaque e de poder na sociedade. Estamos sendo visto com mais respeito".
 
Em São Mateus os caminheiros foram recebidos ao som de caxambus e atabaques. Os participantes e a comunidade local se revezavam na roda de jongo.
 
O Dia Nacional da Consciência Negra, é comemorado a cada 20 de novembro. Neste sábado (23), aconteceu o Dia D da Bolsa Família na localidade, organizado pela Secretaria de Assistência Social.  
 
 
-- 
Thiago Zanetti
Jornalista
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta - ES
(28) 3536 1785
(28) 99993 6503
tzanetti@gmail.com
http://www.anchieta.es.gov.br
https://www.facebook.com/anchieta.es

Nenhum comentário:

Postar um comentário