domingo, 24 de novembro de 2013

Animação e disposição tomam conta do Centro na Corrida Zumbi dos Palmares - VITÓRIA


Uma festa pela igualdade e pelo respeito às diversidades. Assim foi a VII Corrida Zumbi dos Palmares pela Promoção da Igualdade Racial, que aconteceu na manhã deste domingo (24). A manhã começou com muita chuva, mas o mau tempo não desanimou os corredores, que mostraram muita disposição desde o aquecimento.
O evento faz parte das comemorações pelo Dia Nacional da Consciência Negra e tem como principais objetivos difundir a luta da população negra por seus direitos e a busca por uma vida saudável.
"Essa é uma corrida temática, em que chamamos atenção não apenas para o esporte, mas também para a luta pela igualdade racial", explicaou o secretário de Cidadania e Direitos Humanos, Marcelo Nolasco.
Segundo a organização, dos 800 atletas inscritos nas sete categorias, cerca de 500 percorreram os 5km, com largada no Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane), seguindo pela avenida Beira-Mar e retornando ao ponto de partida.
O primeiro lugar dos paralímpicos masculino, Rachid Rezende Buaiz, completou a prova em 20’59”. Ele contou que treina há 17 anos, todos os dias, e elogiou a prova. "O tempo ajudou bastante, mas a organização do evento também fez a diferença, foi ótima. Essa é a terceira vez que participo da Corrida do Zumbi dos Palmares".
A paratleta Daniela Briel Costa Carnaquim, primeiro lugar no feminino para deficientes visuais, também elogiou a organização. "Eles não demoraram em dar início à prova, que foi ótima, com percurso muito bom também", disse ela, que começou a treinar para corridas há apenas dois anos. Daniela terminou a prova em 27’19”.
Na categoria acima de 60 anos, o destaque ficou com os gêmeos Deolindo e Amarilio Braga, 62 anos. Eles sempre correm juntos e afirmaram não perder nenhuma corrida em Vitória. "Trazer a prova para o Centro de Vitória, onde nasceu a cidade, foi um ótimo diferencial", afirmou Deolindo. Amarildo concordou com o irmão. "Tenho certeza que hoje muitos corredores conheceram uma Vitória diferente. A Prefeitura está de parabéns por essa iniciativa".
O primeiro lugar masculino, Benedito Santa de Ataíde, 24 anos, disse que começou a correr por incentivo de um irmão. "Com 12 anos, meu irmão Alexandre me levou para correr a 10 Milhas Garoto. Desde então não parei mais. O esporte me deixa no bom caminho.
Márcia Casagrande Mattos,26 anos, primeiro lugar feminino, também começou a correr por causa da família. Sempre via minha mãe e minha irmã correndo. Na primeira corrida que participei, há 17 anos, cheguei em primeiro lugar. Desde então, não parei mais. E pretendo correr até ficar velhinha".
Doações
A VII Corrida VII Corrida Zumbi dos Palmares arrecadou 653 kg de alimentos não perecíveis durante as inscrições para a prova. Tudo será entregue ao Banco de Alimento Herbert de Souza (Bahs), que irá distribuir as doações a famílias atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e a entidades que realizam projetos sociais.
Com edição de Matheus Thebaldi

Informações à imprensa:

Giovana Rebuli Santos (girsantos@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-6130 / 6128 / 98889-5564

Nenhum comentário:

Postar um comentário