A professora da rede estadual de ensino Maria Goreth dos Santos tem um bom motivo para comemorar. Ela é a vencedora da 14ª edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã (PAEC), ação que tem o objetivo de identificar, reconhecer e divulgar projetos exemplares na área de Arte, na categoria Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Maria Goreth foi campeã com o projeto “Meu Barraco, Minha Vida”, desenvolvido na Escola Estadual Almirante Barroso, localizada em Vitoria, durante o segundo bimestre do último ano. O objetivo foi desenvolver as capacidades de expressão e criatividade dos alunos, explorando seus potenciais, trabalhando a sua autoestima, resgatando a sua identidade e dando visibilidade aos seus conhecimentos.
A professora contou que a ideia para a ação surgiu durante uma das aulas da disciplina. “Enquanto explicava sobre a arte no Brasil colônia, mostrei várias imagens e, dentre elas, uma casa de taipa. Foi quando os alunos pararam de prestar atenção na aula e começaram a murmurar entre si. Parei a explicação e comecei a prestar atenção ao que estava acontecendo e percebi que aquela imagem provocou uma apreciação e leitura relacionada à vida deles. E que cada um queria contar a sua história, de forma espontânea”, disse Maria.
Com o interesse por parte dos educandos, a professora resolveu trabalhar o tema. Para isso, foi proposta a construção da réplica de uma casa de taipa, em que algum dos participantes tivesse morado. Com barro, cipó, palha, tocos de madeira, folhas secas, tesoura, cola e caixas, os participantes deram início à produção plástica. Dessa forma, procurou-se estabelecer relações com as vivências e experiências de cada um, expressando o desejo de relembrar o passado e partindo da imaginação e da fantasia.
A apresentação final do projeto aconteceu em sala, com a exposição das criações artísticas por cada um dos grupos. Além de mostrarem os chamados “barracos”, os estudantes também realizaram uma apresentação oral, com exposição das suas histórias por meio de depoimentos e, também, de registros escritos.
Segundo a professora, é necessário prestar atenção naquilo que o aluno expõe e sempre adicioná-los às ações. “O envolvimento no trabalho foi grande porque os eles se sentiram protagonistas e não meros receptores de informação. Afinal, estavam falando deles e transformando suas histórias de vida em expressão artística, o que fez com que se sentissem orgulhosos pela realização do projeto. O trabalho de arte trouxe a oportunidade para que eles se expressassem e falassem de si mesmos com muita naturalidade e simplicidade.”, destacou.
O concurso
O PAEC é uma realização do Instituto Arte na Escola e pelo Serviço Social da Indústria (SESI), que visa reconhecer e revelar projetos e Professores ou equipes de professores que desenvolveram projetos nas linguagens Artes Visuais, Dança, Música ou Teatro realizadas nos anos de 2011 e/ou 2012, em escolas de ensino regular, públicas ou particulares, em todo o território nacional.
Nesta edição, o concurso contou com a participação de 813 professores, da rede pública e privada de ensino, em todo o território nacional, que disputaram premiações em cinco categorias: Educação Infantil; Ensino Fundamental 1(1º ao 5º ano), Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano), Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano); e Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos.
Os vencedores de cada categoria serão premiados com R$ 10.000,00 em dinheiro, publicações, certificado e um troféu, além de participarem do evento de premiação, que vai acontecer no dia 25 de outubro.
A escola também será beneficiada com um computador, uma câmera fotográfica digital, uma câmera filmadora digital; participação do representante da escola no evento de premiação troféu; certificado de premiação e publicações para biblioteca escolar.
Maria Goreth falou sobre a vitória no XIV Prêmio Arte na Escola Cidadã. “Eu me sinto realizada e muito valorizada por ser um projeto desenvolvido na EJA, onde os estudantes às vezes são discriminados, são desvalorizados, seja pela idade ou pelo tempo em que ficaram sem estudar. Este prêmio trouxe um grande reconhecimento e orgulho para todos os alunos da escola. Com esta conquista, me sinto ainda mais motivada a aperfeiçoar as minhas aulas, trabalhando com mais alegria, pesquisas e inovações nos próximos projetos. Além disso, quanto mais a escola estiver, mais teremos recursos para melhorar a educação e participar de outros concursos com novos projetos”.
A coordenadora de ação, Maria da Penha Fonseca, destacou o resultado da educadora no concurso. “É fundamental essa conquista, e isso mostra a qualidade dos trabalhos de artes que são desenvolvidos no espaço da escola. E o prêmio foca muito na questão de projetos interdisciplinares, considerando questões da cidadania, e não só dá técnica artística pela técnica artística. É um ensino de arte dentro de uma concepção contemporânea de ensino”, disse.
O resultado do concurso pode ser conferido no endereço www.artenaescola.org.br/premio.
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