terça-feira, 27 de agosto de 2013

Africanos levam experiência do programa Vitória Alfabetizada para Xai-Xai


Yuri Barichivich
Reunião Xai Xai
Prefeito Luciano Rezende recebeu membros do governo da cidade africana de Xai-Xai no gabinete da Prefeitura
O programa Vitória Alfabetizada, que pretende erradicar o analfabetismo adulto na cidade de Vitória até 2016, foi apresentado à delegação de Xai-Xai, capital da província de Gaza, em Moçambique, África, durante encontro com o prefeito Luciano Rezende na manhã desta terça-feira (27), em seu gabinete na Prefeitura de Vitória. Os africanos gostaram da proposta e estão levando na bagagem informações sobre o projeto para implantá-lo em sua cidade.
Xai-Xai é um município que se tornou independente há apenas 38 anos, época em que a taxa de analfabetismo atingia cerca de 80%. A aposta do novo governo local foi na erradicação do analfabetismo e, de lá para cá, o índice já chegou a um patamar abaixo de 50%. Isso é resultado do esforço mútuo de instituições públicas e privadas, segundo informou o vereador de Agricultura e Transportes de Xai-Xai (o equivalente a secretário municipal), Francisco Vasco Nhachengo.
"É um grande desafio. Continuamos com níveis que nos deixam com algum conforto. Estamos levando algumas atividades ligadas à erradicação do analfabetismo em nossa cidade. E esse projeto do Vitória Alfabetizada vai enquadrar dentro daquilo que são os desafios da autarquia de Xai-Xai em reduzir o nível até chegar a taxas mais baixas possíveis", disse Nhachengo.
Outro grande desafio do país, segundo ele, é acabar com a pobreza. "O combate à pobreza deve ser fixado em vários pilares, dentre os quais o elevado nível de alfabetização dos atores de desenvolvimento, que são as comunidades". E completou: "É um projeto maravilhoso. É um projeto que nos traz uma perspectiva de futuro bom e brilhante. Por isso, vamos levar essa experiência para ser implementada em Xai-Xai, de forma que possamos ver reduzidos os índices de analfabetismo em nossa cidade", disse.
Elizabeth Nader
Programa de Educação e Jovens e Adultos da PMV
Programa Vitória Alfabetizada visa erradicar o analfabetismo adulto na capital até o ano de 2016
O prefeito Luciano Rezende explicou como funciona o projeto Vitória Alfabetizada e destacou que seu governo está focado também no planejamento estratégico, que tem como uma de suas metas abrir a cidade para o mundo.
O prefeito falou também da gestão compartilhada, uma forma de governar em rede, onde cada cidadão é co-gestor da cidade. "Todos os moradores são prefeitos e prefeitas. Nossa cidade é administrada na base do diálogo, a principal ferramenta e método de trabalho", disse o prefeito.
O Governo do Estado foi representado no encontro pelo secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Jadir Pella, que falou da importância da parceria entre as duas cidades e colocou o Estado à disposição do governo de Xai-Xai para novas experiências.
Matéria relacionada

Nenhum comentário:

Postar um comentário