A importante obra de Revitalização da Praia de Itaoca, que irá mudar a cara e a estrutura de uma das principais orlas de Itapemirim, já está pronta para ser iniciada considerando os aspectos técnicos e administrativos. Mas não terá a sua ordem de serviço assinada enquanto a situação dos quiosqueiros não estiver definida. Para isso, o prefeito de Itapemirim, Dr. Luciano de Paiva, reuniu-se com os quiosqueiros no início desta semana para mostrar o projeto e ouvir as dúvidas destes profissionais.
O presidente da Associação dos Quiosqueiros, Pedro Felizardo, vários secretários municipais e donos de quiosques ouviram os representantes da Projecta – empresa responsável pela obra – sobre os prazos para início e conclusão dos trabalhos, e também conheceram aspectos gerais do projeto que promete ser um atrativo a mais para o verão do ano que vem.
No projeto estão previstas intervenções no esgoto local, diminuição do número de quiosques, de 28 para 14, recuperação de 4,5 mil metros quadrados de vegetação de restinga, novo desenho para o calçadão com ciclovia e estacionamento, além de mudança no fluxo viário que passará a ser mão única.
Os 14 novos quiosques vão ficar no calçadão e serão padronizados e divididos em sete módulos, cada um com banheiro, chuveiro e área para colocar as mesas e cadeiras, que devem ficar distantes do mar.
Durante a apresentação da Revitalização da Praia de Itaoca, o prefeito comunicou que deve solicitar um novo projeto de iluminação mais moderno e que valorizará ainda mais a beleza da orla. Ele também definiu de maneira democrática com os participantes da reunião que a avenida deverá ser pavimentada com paviess em substituição ao asfalto, por se tratar de um material que absorve melhor as águas das chuvas, aquece menos e melhora o paisagismo.
“As nossas praias são o cartão-postal do município e por isso estamos buscando a melhor maneira para embelezar e valorizar a nossa orla. Mas tudo sendo feito de maneira democrática e de uma forma que as pessoas não sejam prejudicadas, e sim valorizadas. A nossa administração é parceira dos quiosqueiros e vamos sempre buscar o diálogo, como estamos fazendo agora”, falou Dr. Luciano de Paiva.
O presidente da Associação dos Quiosqueiros, Pedro Felizardo, aprova a execução do Projeto de Revitalização da Praia de Itaoca, porém pede que haja uma segurança jurídica que atenda os quiosqueiros que vão perder o seu local de trabalho. “Queremos que os profissionais que perderem seus quiosques sejam indenizados pela prefeitura. E também queremos saber como serão os critérios para a escolha dos donos dos 14 novos quiosques”, disse.
Para atender a solicitação dos quiosqueiros, o prefeito designou que membros do governo e a Associação sentem e resolvam com rapidez as pendências para que o projeto seja iniciado. Tendo início ainda nesta primeira quinzena de abril, a previsão de entrega da Revitalização da Praia de Itaoca é em 20 de dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário