quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Cras de Alfredo Chaves promove tarde de acolhimento e lazer para famílias do PAIF

                           Um dia diferente com atividades especiais, conversas, esclarecimentos de dúvidas e entretenimento. Assim foi a tarde desta quarta-feira (30) para os usuários do Programa de Atenção Integral as Famílias (PAIF) de Alfredo Chaves. A ação coordenada pela equipe técnica do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) aconteceu no próprio auditório do Cras.
                            De acordo com a assistente social e coordenadora do Cras, Elizamelia Garbelotto, a ação teve como finalidade enfatizar a importância da valorização da família, o fortalecimento de vínculos assim como diversos esclarecimentos sobre a garantia constitucional dos direitos e deveres de cada cidadão.“Ao decidirmos pela atividade, consideramos que agosto é o mês dedicado a família. Então tudo foi feito de forma acolhedora com interatividade, jogos, brincadeiras e conversas”, disse.
                        A secretária de Assistência Social e Cidadania do município, Caroline dos Santos Maróquio esteve presente, elogiou o trabalho de atenção social que é desenvolvido pela equipe técnica do Cras e se colocou a disposição em colaborar sempre para a melhor qualidade de vida do cidadão. "Este projeto se destaca como um trabalho muito importante que estimula as potencialidades das famílias e da comunidade em geral, pois promove espaços coletivos de escuta, de lazer e de troca de vivências. Vejo que este trabalho está sendo bem feito pela nossa equipe. Parabéns a todos", concluiu. 
               O Cras atende de segunda a sexta-feira, das 08 às 16h. O telefone para contado é o 27 32692316.

                O que é PAIF?
             É um Serviço oferecido em todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
                Atividades
                  O PAIF oferece atendimento às famílias, visitas domiciliares, orientações e encaminhamento a outros serviços e políticas do Governo Federal. O serviço também apoia ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos, ajudando a comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns, como nos casos de falta de acessibilidade, violência no bairro, trabalho infantil, falta de transporte, baixa qualidade na oferta de serviços, ausência de espaços de lazer, cultural, entre outros.
                 Formas de Acesso
               Para participar do PAIF, é necessário procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência.



Folhas que caem das castanheiras da Praia da Costa são recolhidas e levadas não sei para onde... Não existe uma melhor forma de aproveitar este material?

                                                                 Todos os dias trabalhadores de uma empreiteira contratada pela Prefeitura de Vila Velha recolhem folhas que caem das castanheiras, colocam num saco preto e levam não sei para onde...
Não seria o caso de deixar as folhas nas áreas de vegetação da praia, para servirem de adubação natural para a vegetação?


Ibatiba terá 137 fossas sépticas na zona rural

     
                      Projeto aprovado, licitação sendo providenciada, essa é a situação do Projeto de Construção de Fossas Sépticas que Ibatiba receberá através de um repasse de 500 mil reais de convênio com a Fundação Nacional de Saúde - Funasa e de muita dedicação da Secretaria de Meio Ambiente, Cultura e Turismo em produzir o projeto com grande relevância ambiental e social.
                   A atual administração não deixou escapar essa oportunidade que surgiu lá em 2011, quando o município foi contemplado, o convênio estava em vias de vencer por não ter sido corretamente executado na administração anterior, mas foi retomado com gás total e beneficiará 137 famílias das regiões do Córrego dos Rodrigues, Córrego Floresta e parte do Córrego Cafarnaum.
                  Liderado pela Chefe de Departamento de Proteção Ambiental - Daiane Trindade, da Secretaria de Meio Ambiente, o projeto foi submetido à Funasa e aprovado em reunião realizada na semana anterior, e, no dia de ontem (30), o município recebeu o engenheiro da Fundação, Oto Scopel, para percorrer as localidades definidas para a realização das fossas e o mesmo deu parecer favorável e o aval para a contratação da empresa, para qual já foi protocolado internamente o processo licitatório.
                  Daiane Trindade explicou que construíram o projeto pensando em potencializar o impacto positivo das fossas e por isso escolheram a região onde a Cesan realiza captação de água, o que se refletirá também em benefícios para a área urbana, ela também informou que o sistema escolhido é um dos mais modernos, compreende três compartimentos, “o primeiro é uma fossa, o outro é um filtro biológico e o último é um sumidouro, trabalhando por gravidade e dispersando a rejeito no solo sem que retorne água suja para o córrego”.
                  "Eficiência muito boa”, comentou ela.

Dejanir Dias, vereador de Nova Venécia propõe criação de um albergue regional


                 O vereador Dejanir Dias (PSB) propôs a criação de um albergue regional voltado para o acolhimento da população de rua de Nova Venécia e municípios vizinhos. Para isso, o vereador destacou a necessidade de uma reunião com as secretaria municipais, cidades vizinhas e até entidades privadas para discutir meios de instalação do albergue regional.

               “A questão dos moradores de rua é um problema social e de segurança pública. Temos que encontrar soluções para resolver o problema, devolvendo a dignidade e a inclusão social para essas pessoas”, esclareceu Dejanir.

Ponte sobre o rio Santa Rosa do Muniz está com 85% da obra executada, NOVA VENECIA


                    A ponte que está sendo construída sobre o rio Santa Rosa do Muniz, na comunidade do Córrego Dantas, em Nova Venécia, está prestes a ser concluída. A estrutura, feita pelo Ministério da Integração Nacional, em parceria com a Prefeitura de Nova Venécia - avaliada em R$ 324.153,66, está com 85% da obra executada. A ponte mede 21,1 metros de comprimento por 4,2 de largura.
                          A ligação vai encurtar a distância de quem precisa fazer o trajeto entre Córrego Dantas e região de Guararema. Os moradores também terão a distância diminuída quando precisarem ir ao Centro da cidade. Além de mais segurança, os motoristas vão passar a economizar com tempo e combustível.
                        O prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, explica que a ligação vai favorecer o escoamento de produtos, além de fortalecer o turismo na região. “Hoje os produtores precisam dar uma volta grande para atravessar de um lado para outro naquela localidade do rio Muniz. Com essa ponte, o trajeto que os motoristas precisam fazer será menor. Uma distância considerável, principalmente se levarmos em consideração que a via é muito utilizada para o transporte de produtos agrícolas. Essa agilidade também vai favorecer o turismo, já que a região dispõe de locais deslumbrantes quando falamos em natureza, cachoeiras e agroturismo em geral”, diz Barrigueira.
              A ponte de madeira que existia no local caiu durante a enchente do ano de 2013.

                   Ponte deve se chamar Adelson Herzog
                 É de iniciativa do vereador Juarez Oliosi o Projeto de Lei que visa denominar a ponte sobre o rio Santa Rosa do Muniz de “Adelson Herzog”. A homenagem faz alusão ao saudoso produtor rural da região, falecido no dia 3 de agosto deste ano.
                “Homenagem mais do que merecida pela pessoa que foi o senhor Adelson. Um homem que sempre esteve ao lado do homem do campo, grande companheiro, simples e que sempre ajudou a comunidade”, justificou o parlamentar.
              O projeto ainda será votado pelos vereadores.

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Feira da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária, veja os 26 municípios que já confirmaram presença

1- Alto Rio Novo
2- Aracruz
3- Alfredo Chaves
4- Anchieta
5- Afonso Claudio
6- Colatina
7- Cariacica
8- Castelo
9- Cachoeiro de Itapemirim
10- Domingos Martins
11- Fundão
12- Iuna
13- Ibitirama
14- Itarana
15- Itapemirim
16- Mantenópolis
17- Mimoso do Sul
18- Rio Bananal
19- São Mateus
20- São Roque do Canaã
21- Santa Teresa
22- São Gabriel da Palha
23- Santa Leopoldina
24- Santa Maria do Jetibá
25- Serra
26- Vargem Alta.

Começa na sexta e vai até domingo a Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Espírito Santo no Alvares Cabral, Vitória

                        A 13ª Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Espírito Santo e a 5ª Mostra da Produção das Mulheres Trabalhadoras Rurais pretendem atrair mais 50 mil visitantes nos três dias de duração

                     Começa nesta sexta (1º/09) e vai até domingo (3/09), a 13ª Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Espírito Santo (Feafes) e 5ª Mostra da Produção das Mulheres Trabalhadoras Rurais, no Ginásio do Álvares Cabral, em Vitória . A abertura oficial será na sexta (01/09), às 16 horas no palco oficial do evento. Já os estandes serão abertos para visitação a partir das 18 horas. A entrada é gratuita.


                A 13ª Feafes e a 5ª Mostra da Produção das Mulheres vão reunir diversos agricultores (as), associações e cooperativas de produtores (as) rurais de vários municípios do Estado, onde estarão expondo e comercializando produtos diretos do campo.

               Quem passar por lá encontrará: 
café orgânico, frutas, vinhos, licores, doces, embutidos, pães, flores, verduras, legumes, hortaliças, defumados, artesanatos, comidas típicas, biscoitos, plantas, dentre outros.

                 A expectativa é de atrair mais de 50 mil visitantes nos três dias de duração. Serão mais de 100 estandes com cerca de 300 expositores de diversos municipios capixabas: Alto Rio Novo, Aracruz, Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Anchieta, Cariacica, Castelo,Colatina, Domingos Martins,Fundão, Ibitirama,
Itapemirim,Itarana,Iúna,Jerônimo Monteiro,Mantenópolis, Rio Bananal, São Gabriel da Palha, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, São Roque do Canaã,Serra,Vargem Alta,Venda Nova do Imigrante, Viana e representantes da Fetaemg (Governador Valadares - MG).

                   A realização é da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Espírito Santo (Fetaes), Comissão Estadual de Mulheres e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.

                 O objetivo é mostrar a importância vital do campo para a segurança e soberania alimentar das cidades, além de estimular a comercialização solidária, direto do produtor para o consumidor; incentivar a agricultura orgânica e agroecológica e resgatar as tradições culturais. Além disso, este ano vem com um destaque a mais, valorizar a produção, as artes, as cores e sabores das trabalhadoras rurais capixabas.


                     "Estamos muito felizes, pois este ano, pela primeira vez estaremos realizando a Feafes e a Mostra da Produção das Mulheres juntas, onde serão expostos muito mais produtos da agricultura familiar. “Nossa ideia é resgatar a autoestima dos agricultores e agricultoras, transformando-os em protagonistas de uma sociedade justa e consciente do seu papel econômico no Estado do Espírito Santo”, destaca 
o presidente da Fetaes, Julio Mendel.
Confira a Programação:

Sexta - 1º/09

16h – Cerimônia de abertura da 13ª Feafes e 5ª Mostra da Produção das Mulheres Trabalhadoras Rurais

18h - Abertura dos estandes

20h - Atração cultural

23h- Fechamento dos estandes

Sábado - 02/09

10h - Reabertura dos estandes

13h - Show regional

18h- Atração cultural

20h - Show regional

23h- Fechamento dos estandes

Domingo - 03/09

10h - Reabertura dos estandes

13h - Atração cultural

15h - Show regional

17h - Atração cultural

20h - Encerramento

1948. Escola Técnica de Comércio, Cachoeiro. A Noite






1948. A Imperial, Cachoeiro. A Noite




1948. A Incendiária, Cachoeiro. A Noite



1947. 8 fotos da Escalada na Pedra do Itabira. Cachoeiro. A Noite



















1947. 7 fotos da Exposição de Pecuária de Cachoeiro. A Noite