Um dia diferente com atividades especiais, conversas, esclarecimentos de dúvidas e entretenimento. Assim foi a tarde desta quarta-feira (30) para os usuários do Programa de Atenção Integral as Famílias (PAIF) de Alfredo Chaves. A ação coordenada pela equipe técnica do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) aconteceu no próprio auditório do Cras.
De acordo com a assistente social e coordenadora do Cras, Elizamelia Garbelotto, a ação teve como finalidade enfatizar a importância da valorização da família, o fortalecimento de vínculos assim como diversos esclarecimentos sobre a garantia constitucional dos direitos e deveres de cada cidadão.“Ao decidirmos pela atividade, consideramos que agosto é o mês dedicado a família. Então tudo foi feito de forma acolhedora com interatividade, jogos, brincadeiras e conversas”, disse.
A secretária de Assistência Social e Cidadania do município, Caroline dos Santos Maróquio esteve presente, elogiou o trabalho de atenção social que é desenvolvido pela equipe técnica do Cras e se colocou a disposição em colaborar sempre para a melhor qualidade de vida do cidadão. "Este projeto se destaca como um trabalho muito importante que estimula as potencialidades das famílias e da comunidade em geral, pois promove espaços coletivos de escuta, de lazer e de troca de vivências. Vejo que este trabalho está sendo bem feito pela nossa equipe. Parabéns a todos", concluiu.
O Cras atende de segunda a sexta-feira, das 08 às 16h. O telefone para contado é o 27 32692316.
O que é PAIF?
É um Serviço oferecido em todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Atividades
O PAIF oferece atendimento às famílias, visitas domiciliares, orientações e encaminhamento a outros serviços e políticas do Governo Federal. O serviço também apoia ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos, ajudando a comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns, como nos casos de falta de acessibilidade, violência no bairro, trabalho infantil, falta de transporte, baixa qualidade na oferta de serviços, ausência de espaços de lazer, cultural, entre outros.
Formas de Acesso
Para participar do PAIF, é necessário procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência.
Para participar do PAIF, é necessário procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência.