Conversei com amigos de Santa Teresa, e acham também que já deve começar um abaixo assinado para retirada dos caminhões que passam por São Lourenço na rua principal do bairro São Lourenço. Acho que vcs moradores e empresários, devem iniciar o abaixo assinado, o mais rápido possível porque os moradores vão ser cada vez mais prejudicados. Não são estes caminhões que vaõ trazer o turista para Santa Teresa, muito pelo contrário eles espantam o turista, que não gostam da circulação desses caminhões pelo centro histórico de Santa Teresa tanto pelo mau cheiro como pela trepidação que vem ocasionando em nossos casarios e ruas históricas que em suas paredes temos as marcas das rachaduras, como: Cel Avancini, Jerônimo Vervloet,Antonio Roatti, Praça Augusto Ruschi,( onde temos 3 colégios significativos de nossa história) e a José Ruschi. Temos hoje a chegada em Santa Teresa através da rodovia que vem de Santa Maria, bairro São Lourenço, onde temos um significativo desenvolvimento turístico com cantinas e pousadas, e a subida para o Caravaggio, que precisam ser valorizados, sem os caminhões pesados que já veem prejudicando os moradores, mas sim com caminhos para diferenciar o nosso produto cultural e termos uma boa reputação.
O nosso centro histórico não é só o pedacinho onde se localizam os restaurantes, aliás aí foi crescendo, mas o marco Zero de Santa Teresa é o centro na rua cel Avancini, onde se iniciaram as primeiras casinhas como mostro no meu livro.
Precisamos conscientizar as pessoas sobre nossa historia e amarmos mais e preservarmos mais essa memória de nossos imigrantes que eles conseguiram com muita luta e sacrifício. A palavra hoje em dia é preservação, uma moeda caríssima e intocável. Mas será que nossos agentes culturais conhecem essa realidade nossa? Será que os empresários de Santa Maria conhecem a nosso potencial cultural?
Criar leis culturais é um passo mas será que nossos empresários e os de Santa Maria que passam com os caminhões em Santa Teresa, vão saber que precisamos estar em sintonia com essas leis e não descaracterizar ? Que a comunicação tem que ser de diálogo e que nossa assessoria de comunicação e a de cultura precisam estar associados? Por isso é muito importante a conscientização da cultura para uma verdadeira participação e impulsionar o verdadeiro relacionamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário