quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Defesa Civil Estadual conhece geomanta em Cariacica e vai indicar a outros municípios

IMG_4186 copiar


Cariacica inovou na luta contra problemas com a chuva aplicando a tecnologia de revestimento de encostas conhecida como geomanta. Desde o ano passado, alguns pontos críticos da cidade estão recebendo o revestimento e, na manhã desta quinta (12), representantes da Defesa Civil do Governo do Estado foram conferir de perto o produto.
O Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Fabiano Marchetti Bonno, visitou as encostas de Porto Santana, acompanhado do cabo Stefano Moronari, onde a instalação está completa. Também foi visitada a encosta de Sotelândia, local em que começa a ser colocada a primeira camada do geotexto. O Cel. Bonno contou que conheceu o trabalho por meio de um encarte levado até ele pela equipe da Defesa Civil de Cariacica e revelou que, a surpresa, vendo de perto, é maior.
“É mais uma opção que teremos para dar aos municípios que sofrem com a ameaça de deslizamento. O material já foi testado em Recife e nunca houve registro de problemas. A rapidez de aplicação do material, o valor baixo de investimento e a eficiência são os pontos mais empolgantes desta técnica, por isso vamos levar aos demais municípios”, comentou Bonno. “Estamos vendo aqui todos os pontos que deram certo para que nos locais que houver adesão, a experiência conte positivamente na hora da implantação”, completou.
O Coordenador Geral da Defesa Civil de Cariacica, Cel. Inácio Daroz, destaca que a população tem abraçado a ideia e, nos locais em que a cobertura já está pronta, há mais tranquilidade. Segundo ele, o apoio das comunidades é essencial para a rápida execução dos trabalhos, que envolve limpeza do terreno, conscientização dos moradores, poda de árvores e manutenção após o término do serviço.
IMG_4166 copiar
Início da aplicação da geomanta em Sotelândia. O próximo passo será jateamento com uma argamassa especial, que protegerá o geotexto por mais tempo
“Não adianta nada se, ao finalizar a aplicação da geomanta, algum morador violar o produto. Cada morador tem responsabilidade de cuidar e ajudar na fiscalização do patrimônio público. É necessária conscientização para que não haja mais construções em locais de risco. É papel do município fiscalizar”, informou.
Ação 
Após o fim da aplicação na barreira de Porto de Santana, a ação da empresa contratada se concentra no bairro Sotelândia, onde mais de 9 mil m² serão protegidos com a técnica. No local já foi realizada a poda e limpeza superficial do terreno que, até sábado (14), estará recoberto com a primeira camada do revestimento.
A geomanta impermeabiliza o solo, evitando o contato com a água, o encharcamento e possíveis deslizamentos devido ao excessivo peso. Para conferir o trabalho de perto, feito por profissionais que utilizam técnicas de rapel, basta visitar a rua Mariano Firme, no bairro Sotelândia. Os telefones de contato da defesa Civil são: 3346-6111 ou 9 8831-6000 (plantão 24h).

Nenhum comentário:

Postar um comentário