quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Campanha contra HPV começa nesta quarta-feira em Itapemirim



A segunda etapa da vacinação contra o Human Papiloma Virus (HPV) começa em 03 de setembro em Itapemirim. Meninas entre 11 e 13 anos que já tomaram a primeira dose devem procurar um posto de saúde mais próximo. A segunda dose, aplicada seis meses depois da primeira, é essencial para garantir a proteção contra o HPV, vírus que está associado com o aparecimento do câncer de colo de útero. As equipes de saúde do município vacinarão também as adolescentes matriculadas nas escolas do município.

Nas unidades de saúde, a vacina será aplicada de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, até o início de outubro. A vacina contra HPV que será distribuída no SUS é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) correspondem a 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável, atualmente, por 95% dos casos de câncer no país. É o segundo tipo de tumor que mais atinge as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de mama.

“O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos. Em 2015, o público-alvo serão as meninas de 9 a 11 anos e, a partir de 2016, a ação ficará restrita às meninas de nove anos. Até 2016, o objetivo do Ministério da Saúde é imunizar 80% do total de 5,2 milhões de meninas de 9 a 13 anos no país. A vacina tem eficácia de 98,8% contra o câncer de colo do útero”, informações do Ministério da Saúde.

Daniela Viana
Assessoria de Comunicação PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário