terça-feira, 5 de agosto de 2014

‘Pinte Viana’ e ‘Casa Açoriana’ são destaques na Festa de Viana



Texto: Andressa Rocon / Foto: Andressa Rocon
04/08/2014 - 11:58 h

Quem passou pela Festa da Cidade realizada neste último final de semana contou com atrações que tiveram o intuito de promover um resgate à cultura do município. ‘Pinte Viana’ e ‘Casa Açoriana’ foram os destaques da Festa, realizada na Área de Eventos em Viana Sede, que teve início na sexta (1º) e terminou neste domingo (03). 

O ‘Pinte Viana’ foi um espaço reservado para a criançada soltar a criatividade, por meio da pintura, em homenagem aos 152 anos da cidade. No painel montado pela Prefeitura de Viana, a garotada pintou pontos culturais do município e ainda deixaram bonitas palavras como: respeito, paz, amor, saúde, humildade, e a frase: ‘Deus acima de tudo’. pinte viana.JPG

Casa Açoriana 

A Casa Açoriana também chamou a atenção do público durante a Festa. Ela foi construída com o objetivo de trazer um pouco da cultura açoriana para mais próximo da população e mostrar como é forte a influência no município. Quem ficou encantada com a beleza da Casa foi Elzira Almeida. Moradora de Viana Sede, ela conta que achou muito interessante a ideia de criar esse espaço como forma de incentivo à cultura.

“A Casa é linda, achei muito importante criar um espaço que busca incentivar a própria cultura. E Viana estava precisando disso. Não podemos deixar as raízes dos antepassados no esquecimento, precisa haver esse resgate”, frisou. 

O casal, José Ribeiro e Jandira Maria Nascimento, também realizaram uma visita à Casa Açoriana e aprovaram a ideia. José Ribeiro ajudou na construção e disse que retornar ao local depois de pronta não tem explicação. “Ela ficou muito bonita. Ajudei na construção e ela está perfeita. Viana tem uma rica cultura que não pode ser esquecida”, ressaltou. casa açoriana.JPG

Nas paredes da Casa Açoriana também havia trechos que retratavam um pouco dessa cultura: “Viana foi o primeiro povoamento organizado de forma sistemática no Espírito Santo. Para a realização desse processo, foram deslocadas de Açores por Paulo Fernandes Viana, 53 famílias açorianas”.  

“A influência açoriana também está presente na construção imagética do município. O Brasão de armas, elaborado de conformidade com as regras heráldicas sob a responsabilidade do heraldista professor Arcinol Antônio Peixoto de Faria, da enciclopédia Heráldica Municipalista, a faixa ondada de argente simboliza o Rio Jucu e seus afluentes, identificando a região onde se estabeleceram as famílias açorianas trazidas pelo intendente Paulo Fernandes Viana para o início da colonização”.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário