terça-feira, 20 de maio de 2014

Moradores vão conhecer o Estudo de Impacto do Centro de Eventos de Vitória


Divulgação Sedec
Audiência pública
Moradores e representantes da Prefeitura lotaram o auditório da Esesp para acompanhar a audiência sobre a zona aeroportuária
O Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) do Centro de Eventos de Vitória será apresentado aos moradores de Vitória nesta terça-feira (20), às 19 horas, na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), na rua Francisco Fundão, 155, Bairro República. Eles vão conhecer o empreendimento, que será construído em um terreno de 100 mil metros quadrados cedido pela Infraero, no bairro Aeroporto.
O Centro de Eventos terá 42.512,79 metros quadrados e será composto por feiras e exposições, arena multiuso, restaurante e estacionamento com 1.691 vagas. Com uma localização privilegiada, entre a praia de Camburi e o novo terminal de passageiros do aeroporto de Vitória, o espaço terá um diferencial para evitar deslocamentos na cidade: o turista poderá ir a pé do novo terminal até o centro para participar dos eventos sem ter que usar automóveis.

Aeroporto

Na noite desta segunda-feira (20), cerca de 150 pessoas conferiram a apresentação do Plano Específico de Ordenação das Formas de Uso e Ocupação do Solo da Zona de Equipamento Especial 1 (Zona aeroportuária). A audiência também aconteceu na Esesp.
A área é da União, sendo operada pela Infraero, que elaborou o plano, em parceria com a Prefeitura de Vitóri,a para subsidiar a implantação de obras futuras nos 5 milhões de metros quadrados.
De acordo com o engenheiro da Infraero Paulo Vargas, o plano prevê nova pista de decolagem/aterrissagem voltada para o mar - o que reduzirá em 90% os ruídos de aeronaves sobrevoando os bairros da cidade -, torre de controle, oito posições de aviões comerciais (que podem chegar a 10 após uma segunda ampliação), novo Terminal de Cargas (Teca), posto de combate a incêndios, área de apoio e abastecimento de aeronaves, entre outros equipamentos.
O plano estabelece também o novo terminal de passageiros com 28 mil metros quadrados, para atender 6,5 milhões de viajantes por ano. A expansão dele, no futuro, será para 57 mil metros quadrados, que atenderão 7,5 milhões de passageiros.

Mobilidade

Segundo o engenheiro, há cinco áreas comerciais no sítio aeroportuário que a Infraero irá disponibilizar para a implantação de hotéis e atividades afins ao setor. "Além da ordenação do espaço, vamos melhorar a operação e atendimento do aeroporto, dando mais conforto, reduzindo os ruídos, gerando empregos e com melhoria da mobilidade", enfatizou Paulo.
O promotor do Ministério Público Marcelo Lemos reconheceu a importância do projeto para o Estado. "Que venha o Aeroporto, mas que venham junto as obras de mobilidade. Podemos minimizar os impactos, sobretudo se tivermos um plano de mobilidade municipal. Assim teremos desenvolvimento com qualidade de vida", disse.
Divulgação Sedec
Audiência pública
Secretária de Desenvolvimento da Cidade, Sandra Monarcha, lembrou que será aberta licitação para contratar empresa que fará plano de mobilidade
A secretária de Desenvolvimento da Cidade, Sandra Monarcha, esclareceu que o município de Vitória está finalizando o termo de referência para a licitação de contratação de uma empresa que elabore o plano de mobilidade.
"Buscamos melhorar o futuro dos nossos bisnetos. São obras para até os próximos 40 anos. Por exemplo, queremos uma ciclovia na avenida Adalberto Simão Nader", sugeriu o presidente da Associação de Moradores do Bairro República, Walter Guedes.
Já o presidente da Associação de Moradores da Mata da Praia, Sandoval Zigoni Júnior, pediu que sejam reservados espaços públicos para a cidade. "É uma das poucas grandes áreas públicas de Vitória. Deixo o apelo para que reservem espaço para uma Unidade de Pronto-Atendimento (Upa), um destacamento das Polícias Militar, Civil e da Guarda para garantir a segurança".

Reserva

O plano da zona aeroportuária prevê ainda a doação para a criação de uma reserva ecológica de restinga na avenida Dante Micheline e a realocação de um viveiro como compensação ambiental. Será feito um acréscimo de vegetação na ordem de 11 mil metros quadrados.
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

Informações à imprensa:

Danielly Campos (dscampos@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3135-1069 / 98818-4497

Nenhum comentário:

Postar um comentário