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Jocimar Costa está aprendendo a ler e escrever por meio de poesias nas aulas do Vitória Alfabetizada em Nova Palestina
As aulas do Projeto Vitória Alfabetizada utilizam métodos variados para auxiliar o ensino de jovens e adultos. Uma turma de Nova Palestina, por exemplo, aprende a ler e escrever por meio de poesias, e a tecnologia também é utilizada como aliada.
Um dos alunos já consegue ler os versos do poeta Patativa do Assaré. "Quero paz e liberdade, sossego e fraternidade na nossa pátria natal", recitou o auxiliar de cozinha Jocimar Costa. "Agora, até mesmo na tristeza posso passar algo para alegrar as pessoas", contou.
Euzélia de Souza, aluna da mesma turma, ajudou o colega Jocimar e leu outro verso da poesia de Assaré. "Quero ver do sul ao norte, com nosso caboclo forte".
Ela é dona de casa e precisava se recuperar de um acidente que aconteceu há cinco anos. Ela perdeu parte da mão direita e agora decidiu aprender a escrever com a mão esquerda.
Apoio
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Professora Fabíola Goulart substitui a lousa por um quadro digital interativo durante as aulas
Euzélia encontrou no Vitória Alfabetizada o apoio de que precisava para voltar a estudar. "Eu me sinto mais valorizada. Antes eu só andava na rua com a mão fechada e tampada com um pano, porque eu tinha vergonha. E agora eu faço tudo, escrevo… Eu não tenho mais o que reclamar. Só agradecer a Deus e à nossa professora maravilhosa", contou.
Uma vez por semana todos participam de aulas especiais com jogos educativos e exercícios de alfabetização no computador. A professora Fabíola Goulart substitui a lousa por um quadro digital interativo, que facilita o aprendizado e estimula ainda mais a turma. "Trabalhar com alfabetização usando métodos alternativos não é tarefa fácil, mas eles acabam gostando muito e fazendo suas próprias poesias", contou.
Com edição de Matheus Thebaldi
Informações à imprensa:
Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br)
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