de
Elizabeth Nader
Sheila Cristina Costa Souza recebe instruções sobre aleitamento materno durante curso na US de Consolação
Com o objetivo de preparar as futuras mamães para os cuidados com o bebê, a Unidade de Saúde de Consolação oferta o Curso de Gestantes para todas as grávidas que realizam o pré-natal no local.
Elas aprendem sobre aleitamento materno, cuidados com o bebê, aconselhamento para o casal, direitos da gestante e do bebê, higiene bucal e técnicas de relaxamento e respiração. O curso conta ainda com visitas aos bancos de leite do Hospital da Polícia Militar (HPM), do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam) e da Maternidade Pró Matre.
A dona de casa Sheila Cristina Costa Souza participou do curso em março e, apesar de já ter outros seis filhos, não dispensou o aprendizado. "Cada filho é uma experiência única e as técnicas mudam. É um jeito diferente de dar banho, de colocar para dormir e isso é importante, passa tranquilidade. Sem contar que isso aqui é uma terapia", contou.
Quem orientou o curso de que Sheila participou foi a assistente social Maria das Graças Brandão Amorim, que atualmente está orientando as gestantes da Unidade de Saúde de São Cristóvão.
Elizabeth Nader
Profissionais de saúde ensinam gestantes sobre cuidados com o bebê e técnicas de relaxamento e respiração
Ela contou que o objetivo é fortalecer a participação das gestantes no acompanhamento pré-natal. "O grupo de gestantes surgiu como uma estratégia para trabalhar a relação mãe e filho já na gestação, estreitando vínculo e trabalhando a importância do cuidado integral com o bebê".
São três cursos por ano, cada um com duração de dois meses e encontros semanais. Cada turma é formada por 15 gestantes e, a cada semana, um profissional é responsável por um tema. São médicos, enfermeiros, assistentes sociais, dentistas e agentes comunitários de saúde. As gestantes devem procurar a unidade de saúde do bairro para se informar onde e quando os cursos são oferecidos.
A assistente social Maria das Graças explicou que a estratégia de aproximação com as participantes é um sucesso. "Mais de 80% das gestantes que passaram pelo curso permanecem com suas crianças em aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida".
Nenhum comentário:
Postar um comentário