Com o objetivo de trocar experiências sobre modelo de gestão para resultados com o Governo dePernambuco, o secretário de Economia e Planejamento Robson Leite, a subsecretária de Planejamentoe Projetos, Joseane Zoghbi, e o técnico Marcio Medeiros, realizaram uma visita nos dias 29 e 30 deabril, ao Estado de Pernambuco para conhecer de perto a metodologia utilizada por eles e levar aexperiência do Governo do Espirito Santo com o realiza+, modelo de gestão para resultados doEstado.
Além de conhecer a dinâmica de trabalho da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão dePernambuco, fez parte da visita o acompanhamento e participação na reunião de monitoramentosobre o Pacto pela Educação, com secretários de Estado, secretários executivos e gerentes dosprojetos.
Segundo o secretário de Economia e Planejamento, Robson Leite, o objetivo da visita a Pernambucoem conhecer e compartilhar as melhores práticas de gestão no que tange ao modelo degerenciamento intensivo de programas e projetos estratégicos foi alcançado. “O encontro constituiuem uma excelente troca de experiências entre os dois governos. Trouxemos da visita uma ideia deassinar com o governo de PE um termo de cooperação técnica para aprimoramento dos nossosmodelos de gestão”, disse.
Para a subsecretária de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, o objetivo dessa troca deexperiências entre os dois governos é aprimorar cada vez mais o modelo de gestão. “Os principaisassuntos abordados foram o alinhamento entre o orçamento, a estratégia de governo que se dá pormeio dos programas e projetos prioritários, e a construção e monitoramento dos indicadoresestratégicos”, disse.
Realiza+
Ampliar a capacidade em executar a estratégia e entregar resultados à população. Esse é o objetivodo Governo do Espírito Santo ao alinhar a metodologia de planejamento estratégico à gestão deportfólio dos Programas Estruturantes e Projetos Prioritários para o período de 2011-2014.
Denominado realiza+, o modelo tem como princípios a orientação a resultados; incentivo à integraçãona concepção e implantação dos programas, e a ampliação da visibilidade das ações do Governo.
O acompanhamento dos programas estruturantes e dos projetos prioritários se dá por meio dereuniões com finalidades diversas, mas que se convergem para a sua boa execução. As principais são: a Reunião de Comitê Estratégico e a Reunião de Monitoramento.
A Reunião de Comitê Estratégico ocorre semanalmente com a presença do governador e do vice-governador. Nesse encontro são informados o andamento físico-financeiro de cada programa eprojeto, bem como informações e riscos relevantes que podem comprometer o andamento, além deproblemas estratégicos que necessitem da decisão do governador.
A Reunião de Monitoramento é realizada quinzenalmente entre os membros do Escritório de Projetosdo Governo, por meio da Secretaria de Economia e Planejamento, e os gerentes de programas eprojetos das demais secretarias. Nesta reunião são avaliados o andamento do projeto, a superaçãodos marcos críticos, o andamento físico-financeiro, o levantamento e a análise dos riscos. Essesencontros fornecem subsídios para decisões nas reuniões de Comitê Estratégico com o governador.
Modelo de Gestão de Pernambuco
Modernizar os instrumentos de planejamento público de madeira integrada e participativa com foco emresultados. Essa é a ideia do Modelo “Todos por Pernambuco – Gestão Democrática e Regionalizadacom foco em Resultados”, instituído pelo Governo de Pernambuco em 2008.
A metodologia foi criada com o objetivo de cumprir, de forma eficaz, com os compromissos assumidoscom a população. O sucesso da sua implantação durante a gestão 2007-2010 lançou novos desafiospara a gestão 2011-2014. Esses consistem em consolidar o desenvolvimento econômico e social;concretizar o alcance territorial das ações; e aprimorar o processo de organização da estratégia e açãodo Governo.
O Modelo vem organizando as iniciativas do Governo para estruturar as atividades de suporte e apoioao processo gerencial em todo o ciclo que vai desde o diagnóstico às correções de curso. O primeiropasso, a fim de transformar o Modelo de Gestão em um instrumento legal de planejamento público, se deu em setembro de 2009 quando foi promulgada a Lei Complementar n ° 141, que instituiu oModelo Integrado de Gestão do Poder Executivo no Estado.
O conceito utilizado para a elaboração do Modelo tem como base o Ciclo PDCA, utilizado pela maioriados sistemas de gestão de organizações públicas e privadas para tornar mais claro e ágil os processosenvolvidos na execução das atividades.
A partir dos resultados alcançados com a sua implementação, o Modelo representou para o Estado umpasso fundamental para ampliar a capacidade de fomentar desenvolvimento com mecanismos demelhor distribuição das riquezas geradas, seja para as regiões menos favorecidas no territórioestadual, seja para as camadas sociais historicamente excluídas dos benefícios gerados.
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/SEP Raphael Marques Tel.: 3636-4258 / 9766-0348 raphael.marques@planejamento.es.gov.br
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