terça-feira, 6 de agosto de 2013

Seter destaca importância de contratação de mão de obra local - SERRA


O trabalho tem sido realizado rotineiramente.
Djeisan Lettieri
Pensar a cidade de forma planejada, para harmonizar a demanda do mercado de trabalho por profissionais qualificados e a quantidade de trabalhadores que estão à procura de um emprego. Esse tem sido um dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), que desde o mês de janeiro, tem se reunido com empreendedores para que os as vagas das empresas possam ser preenchidas por trabalhadores cadastrados no Sine.
No último mês, a secretária de Trabalho, Emprego e Renda da Serra, Fernanda Souza, reuniu-se com representantes do Estaleiro Jurong Aracruz sobre a importância do aproveitamento da mão de obra local. O Estaleiro será um empreendimento que terá capacidade para construir navios-sonda e navios para abastecimento, assim como plataformas, além de desenvolver várias atividades envolvendo a exploração de petróleo e gás. Na operação, serão necessários cerca de quatro mil trabalhadores das mais diversas áreas.
Outro encontro neste sentido, também em julho, aconteceu com representantes da mineradora Vale e as empreiteiras que prestam serviço para esta empresa. Na reunião foram discutidas estratégias para potencializar o encaminhamento da mão de obra local via Sine para as obras de manutenção em andamento, e as da 8ª Usina da empresa. “Na Serra temos bastante trabalhadores na área de metalmecânica com experiência, uma grande necessidade da Vale”, pontua Souza.
A secretária explica que o trabalho da Seter tem sido de pensar como os investimentos das empresas irão demandar a cidade. “No caso da Jurong, por exemplo, sabemos que haverá necessidade de ofertar cursos de inglês para os soldadores, pois a empresa necessita que vários profissionais tenham um segundo idioma por se tratar de uma empresa multinacional. De todas essas questões temos tratado”, afirma.
Outro cenário descrito pela secretária é como relação a área de montagens industrias. A partir de 2014 é provável que a demanda por profissionais da área de montagem de grandes indústrias esteja suprimida. “Para todas essas questões estamos elaborando estratégias, sempre pensando na inserção e em alguns casos reinserção desse trabalhador para que ele não fique se uma oportunidade de emprego”, diz.
Além da ação de reuniões com grandes empreendimentos, a Seter conta com uma equipe direcionada à captação das vagas que as empresas disponibilizam. “Dialogamos com as empresas para que elas disponibilizem as vagas no Sine, que tem um cadastro com milhares de trabalhadores com qualificação”, finaliza.

CRÉDITOS: Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda | 06/08/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário