terça-feira, 6 de agosto de 2013

Seminário discute impacto da publicidade nos hábitos alimentares infantis - VITÓRIA


Kadidja Fernandes
criança alimentado
Seminário vai abordar a importância da alimentação saudável para as crianças
Estão abertas as inscrições para o V Seminário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Vitória, que será realizado nesta sexta-feira (9), no auditório Zemar Moreira Lima, na Prefeitura.
Elas devem ser feitas pelo e-mail seminariodesan@gmail.com. Ao todo, são 250 vagas e, para participar, é necessário levar 2kg de alimentos não perecíveis.
O tema deste ano será "O impacto social da publicidade na alimentação infantil". O objetivo é discutir a influência da publicidade de alimentos nos hábitos alimentares, principalmente nos hábitos não saudáveis entre crianças e adolescentes.
Uma pesquisa realizada pelo Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (OPSAN) da Universidade de Brasília (UnB) revelou que quase metade das propagandas voltadas ao público infantil é relativa a alimentos prejudiciais à saúde. Quando se consideram os canais fechados e abertos, 44% das propagandas relacionadas à alimentação são direcionadas a esse público.
Esses dados preocupam especialistas, principalmente quando observados em conjunto com as informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o órgão, quase metade dos brasileiros está acima do peso. Entre as crianças, a situação é ainda pior: uma em cada três, com idade entre cinco e nove anos, está com excesso de peso e 15% delas já são consideradas obesas.
O secretário municipal de Assistência Social, Waguinho Ito, ressaltou a importância dos pais e responsáveis na orientação alimentar das crianças e adolescentes. "A boa alimentação é fundamental para uma boa saúde. Se, por um lado, temos propagandas indicando alimentos de baixa qualidade, por outro lado, os pais e responsáveis devem oferecer uma alimentação mais rica e nutritiva. Dessa forma, estaremos contribuindo para um futuro mais saudável das nossas crianças e adolescentes".
Programação
Marcos Salles
Merendeira entregando refeição à aluna do cmei
Boa alimentação é fundamental para uma boa saúde das crianças
8h – Credenciamento
9h – Abertura do V Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional
9h30 – Impactos da Publicidade Alimentar Dirigida a Crianças e Adolescentes. Prof. Drª Renata Monteiro, do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília.
10h30 – Debate com mediação de Igor Britto e Edgar Rebouças
12h – Intervalo
13h30 – A Regulação da Publicidade de Alimentos: a visão da defesa do consumidor. Mariana Ferraz, advogada em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da USP, conselheira no Consea e representante do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec)
14h30 – Debate com mediação de Igor Britto e Edgar Rebouças
16h10 – Exibição do documentário Muito Além do Peso
17h30 – Encerramento
Com edição de Matheus Thebaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário