quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Saúde do adolescente e do idoso é tema de capacitação - VILA VELHA


Texto: Emerson Cabral / Foto: Camila Vargas

Treinamento para Agentes Comunitários de Saúde - Imagem: Camila Vargas
Com a população bem informada, é possível reduzir a incidência de doenças e melhorar da qualidade de vida dos jovens e idosos.  É com esse objetivo que cerca de 190 Agentes Comunitários de Saúde, que trabalham em oito Unidades de Saúde de Vila Velha, estão sendo capacitados esta semana pelos programas Saúde do Adolescente e Saúde do Idoso. Com o treinamento vai ser possível melhorar a comunicação dos agentes com as populações de adolescentes e idosos, sempre tendo em vista a preservação da saúde dos mesmos.  Nesta quarta-feira (7), a capacitação acontece na Unidade de Saúde de Terra Vermelha, a partir das 14 horas.

A capacitação vai permitir que os agentes estabeleçam uma conversa mais direta e clara com os adolescentes, que geralmente se mostram resistentes a procurar atendimento médico. Por esta razão, é importante trabalhar mecanismos que estreitem a comunicação com os profissionais de saúde, focando ações de promoção e prevenção da saúde. Todos os agentes serão instruídos a conhecer a Caderneta de Saúde do Adolescente e por sua vez orientar essa população para a necessidade de acompanhar o calendário de vacinas e exames para essa faixa etária.

Segundo o Ministério da Saúde, no atendimento à saúde de adolescente, alguns pontos devem ser considerados na abordagem clínica, destacando-se o estabelecimento do vínculo de confiança entre a equipe de saúde da família, o adolescente e sua família. Uma atitude acolhedora e compreensiva também possibilita a continuidade do trabalho.

O adolescente precisa perceber que o profissional de saúde inspira confiança, que adota atitude de respeito e imparcialidade, restringindo-se às questões de saúde física. É importante estar preparado não só para ouvir com atenção e interesse o que o adolescente tem a dizer, mas também ter sensibilidade suficiente para apreender outros aspectos que são difíceis de serem expressados oralmente por eles. Geralmente, o atendimento de adolescente necessita de tempo e, na maioria das vezes, demanda mais de um retorno.

Idoso - A capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde também será voltada para a saúde do idoso. O idoso, quando saudável, tem sua autonomia preservada, tanto a independência física como a psíquica. A vida do idoso é mais plena quando ele é capaz de se cuidar e responder por si só no espaço de seu lar, envolvendo, por exemplo: alimentar-se, ter continência, locomover-se, tomar banho, vestir-se, usar o banheiro, andar nos arredores de casa, subir e descer escadas e cortas as unhas.

O trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde busca garantir o acesso à medicação e a reabilitação funcional da população idosa, prevenir a perda de capacidade funcional ou reduzir os efeitos negativos de eventos que a ocasionem. Também vale destacar que, assim como o adolescente, o idoso também tem a Caderneta de Saúde do Idoso. Uma das estratégias propostas pelo Ministério da Saúde para identificar a população idosa em risco de doenças/agravos à saúde é o correto preenchimento da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa e seu acompanhamento pelas equipes de saúde. Essa ação permitirá identificar os idosos mais frágeis ou em risco de fragilização e, então, efetivar ações de prevenção de agravos mais sérios, de recuperação da saúde e de reabilitação.
Programação
14h – Envelhecimento X Agentes comunitários de saúde (Katiane Ferreira)
14h30 – Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa (Katiane Ferreira)
15h05 – Intervalo
15h20 – Caderneta de Saúde do Adolescente (Dra. Maria das Graças Coy)
15h45 – Visita domiciliar do ACS na atenção à saúde do idoso (Katiane Ferreira)
16h25 – Encerramento

Cronograma da Capacitação 
DATADIA SEMANAUSFNº ESTIMADO ACS*
05/agoSEGIBES35
06/agoTERVILA NOVA37
07/agoQUATERRA VERMELHA30
08/agoQUIPONTA DA FRUTA15
12/agoSEGARAÇÁS27
14/agoQUABARRAMARES16
15/agoQUIULISSES20
16/agoSEXBARRA DO JUCU10

Nenhum comentário:

Postar um comentário