terça-feira, 27 de agosto de 2013

Projeto visa a proteger saúde do servidor - VILA VELHA


Texto: Semcom / Foto: Semcom

Servidores - Imagem: Camila Vargas
A Prefeitura de Vila Velha está avançando nas políticas públicas de valorização dos servidores municipais. A novidade é a implantação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), que visa a identificar as principais causas de afastamento dos servidores e realizar ações para minimizar as faltas.

O serviço pretende desenvolver diversas ações, a exemplo de acompanhar os afastamentos por problema de saúde e acidentes de trabalho; promover a saúde e prevenir doenças crônicas como hipertensão e diabetes; prevenir DST/AIDS; realizar campanhas de combate ao tabagismo, álcool e outras drogas; preparar o servidor para aposentadorias, entre outros.

O SEMST é formado por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais especializados na área de segurança e medicina do trabalho, a exemplo de técnico de segurança do trabalho, enfermeira, técnico em enfermagem e um médico do trabalho. Há também uma assistente social que irá auxiliar nas atividades de prevenção à integridade física e mental dos trabalhadores.

Implantação do Projeto – O SESMT foi implementado, em junho deste ano, como o objetivo tratar do interesse coletivo, visando à promoção da saúde e a proteção da integridade física do trabalhador em seu local de trabalho. Para isso, regulamenta procedimentos, medidas de precaução, apura e mantém dado dos acontecimentos atuando para que as medidas sejam respeitadas, sempre atendendo a legislação e aplicando as melhores práticas.

O SESMT foi iniciado fazendo um levantamento por meio dos registros de afastamento dos servidores por problemas de saúde e/ou acidentes do trabalho, no setor de perícia médica. Além disso, foi realizado um treinamento de segurança de trabalho com os agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde, quando foi abordado o uso correto de equipamentos de proteção individual e riscos de acidentes.

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Administração, na Subsecretaria de Recursos Humanos, por intermédio da Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CDRH).  Ele está localizado em anexo à Perícia Médica, na Rua Saturnino Rangel Mauro, S/N – Coqueiral de Itaparica – Vila Velha – no pátio da Caixa Econômica Federal.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário