terça-feira, 6 de agosto de 2013

Prêmio de qualidade para o café capixaba está com inscrições abertas


05/08/2013 - 16h03min

Divulgação

Quais são os melhores cafés do Espírito Santo? A resposta está no 12° Prêmio de Qualidade, realizado pela empresa japonesa Ueshima Coffee Company (UCC) e a brasileira Cafuso/Tristão. E quando se fala em café de qualidade, fala-se na atuação do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O 12° Prêmio de Qualidade está com inscrições abertas até o dia 15 de outubro.

O Incaper é responsável por prestar assistência técnica ao produtor rural que busca a qualidade, desde a formação da lavoura até a pós-colheita, com atenção especial à sustentabilidade. Desta forma, garante qualidade não apenas na xícara, mas também na vida do agricultor capixaba. Para o presidente das empresas Tristão, a atuação do Incaper dá certeza da qualidade do café que chega à indústria. “O Incaper tem grande importância, pois trabalha diretamente na conscientização do produtor rural. Este trabalho de educação, de orientação do cafeicultor pela valorização da qualidade é tão importante quanto o preço”, disse Sérgio Tristão.

Além de valorizar a cafeicultura de excelência, o prêmio é um incentivo para que os produtores superem as dificuldades. “Esta é a hora e a vez da qualidade. A cafeicultura enfrenta um momento de crise em função do preço, e a qualidade é o diferencial para a sobrevivência do produtor”, disse o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo.

Especialistas comentam a atuação do Incaper

Para Marcos Magalhães, presidente do Sindicato dos Corretores de Café do Espírito Santo, a capilaridade do Incaper é fundamental neste prêmio. “O Incaper é a peneira que vai separar os bons produtores que existem no Espírito Santo. O Incaper tem o Estado mapeado, conhece metro a metro, cada canto onde a cafeicultura está presente. Sem o Incaper, é impossível ter sucesso em uma premiação que preza a qualidade”, avaliou Marcos.

O diretor de atendimento do Sebrae, Ruy Dias de Souza, destacou a atuação conjunta entre as instituições. “O Incaper ensina a técnica, o Sebrae ensina a gestão. Este casamento é importantíssimo, pois permite que todos os aspectos sejam tratados a fim de promover aumento de receita, melhores resultados para o produtor rural capixaba. Juntos, o Incaper e o Sebrae atuam de forma a permitir que o produto seja vendido com um valor que seja bom tanto para o produtor quanto para o consumidor. Um dos meios para que isso aconteça é promovendo o acesso ao mercado, com concursos, feiras, eventos. O prêmio estimula o produtor a desenvolver um produto cada vez melhor. Isso ajuda a dinamizar e melhorar a economia de forma geral. Nosso papel é garantir a sustentabilidade da atividade, gerando mais emprego e mais renda”, explicou.

Sobre o 12° Prêmio de Qualidade

O 12° Prêmio de Qualidade foi lançado na última sexta-feira (02) na sede da Real Café, em Viana. O regulamento foi apresentado a um grupo de corretores, responsáveis por disseminar as informações junto aos produtores rurais. A família Evaldi, de Marechal Floriano, vencedora da última edição do concurso, ilustra as peças da campanha.

As amostras podem ser inscritas até 15 de outubro deste ano. As 30 finalistas serão descaracterizadas e submetidas a testes sensoriais. As avaliações serão feitas por profissionais de renome internacional. Além da qualidade do grão, o aspecto ambiental da propriedade também será avaliado.

“O conceito de sustentabilidade não é luxo, e mudou a vida de muita gente. O produtor que capricha na limpeza do terreiro, que cuida da mata, preserva a água, consegue produzir um café melhor. Agindo assim, ele está zelando pela própria qualidade de vida”, disse Evair Vieira de Melo, diretor-presidente do Incaper.

A entrega do prêmio está prevista para novembro em Venda Nova do Imigrante. “Quando vemos esta preocupação com a origem da produção, ficamos animados. Parabéns a todos que incentivam a qualidade. O café é o principal produto agrícola não apenas de Venda Nova, mas de diversos municípios capixabas. Iniciativas assim incrementam bastante a economia do município”, disse Dalton Perim, prefeito de Venda Nova do Imigrante.

Além da atuação do Incaper , da UCC e da Real Café/Tristão, o 12° Prêmio de Qualidade tmabém conta com outros parceiros: Sicoob, Sebrae, Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf), Sistema OCB/ES, Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e pesca (Seag), Fertilizantes Heringer, Defagro e Casa do Adubo.

Serviço

12° Prêmio de Qualidade
Inscrições até 15/10/13
Informações: 3334-9800 ou www.premiocafusoucc.com.br

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre -luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: 3636-9866/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário