terça-feira, 6 de agosto de 2013

Novos professores e pedagogos participam de formação em saúde vocal - SERRA


Os professores da rede municipal de ensino da Serra nomeados no início de 2013 estão participando de formação em saúde vocal. A ação faz parte do projeto Fonologia Educacional, que tem como objetivo a promoção da saúde da voz e a prevenção dos distúrbios vocais.
Divulgação/SEDUFonoaudiólogas realizam formações para professores
A formação será desenvolvida através de três aulas teórico-práticas, com carga horária de 12 horas. No primeiro momento foram contemplados os profissionais das disciplinas arte, educação física, língua inglesa e pedagogos.
Para os professores de educação física e pedagogos a primeira aula ocorreu entre os dias 29 a 31 de julho. A segunda aula será realizada entre os dias 5 e 7 de agosto. A última aula acontecerá nos dias 19 e 20 de agosto. Já os professores de arte e língua inglesa terão aula nos dias 11 e 12 de setembro.
As formações são dirigidas pelas fonoaudiólogas Gracilene Bretas e Nizelene Pissinate. Todos os professores, efetivos e contratados, em todas as disciplinas serão contemplados com as formações.

Cronograma de formação Projeto Fonologia Educacional:

Arte- 
31/07; 07/08 e 11/09
Ed. Física – 29/07; 05/08 e 19/08
Pedagogos – 30/07; 06/08 e 20/08
Língua Inglesa - 15/08; 29/08; 12/09





 Projeto Fonoaudiologia Educacional
O projeto é desenvolvido a partir de 03 ações principais:
1º Projeto Saúde da Comunicação com Ênfase na Audição cujo objetivo é promover a saúde auditiva e prevenir os distúrbios da audição nos Centros Municipais de Educação Infantil, CMEI Cora Coralina, em Parque Residencial Tubarão e no CMEI Marina do Nascimento Camilo, em Campinho da Serra II. Algumas das ações realizadas são: palestras para familiares, educadores e educandos; realização dos exames de meatoscopia e frênulo lingual de todos os alunos autorizados pelos responsáveis e quando necessário encaminhamento para família buscar atendimento médico; trabalho informativo em sala de aula com alunos do Grupo V (5 anos). A ação dura, em média, 2 meses.


2º Projeto Saúde Vocal para Educadores que objetiva colaborar para a promoção da saúde da comunicação e prevenção dos distúrbios vocais dos educadores da rede municipal de ensino, fornecendo subsídios que reduzam a incidência de alterações vocais e minimizem alguns fatores que interferem no processo ensino-aprendizagem.

3º Educação em Saúde – São realizadas ações e campanhas informativas que visam a prevenção de distúrbios e a promoção da saúde geral e da comunicação da população.  Nesta etapa do projeto já foram desenvolvidas ações no dia mundial da voz , comemorado em 16 de abril, no dia mundial da Saúde - 7 de abril e no dia da Mulher -8 de março.   A educação em saúde atingiu no período entre março e abril 2.815 pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário