quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Mais de 24 mil estão com direitos políticos suspensos no ES

Apesar da campanha realizada pela Justiça Eleitoral, 24 mil eleitores não compareceram no prazo. De acordo com a base de dados da Justiça Eleitoral, no Espírito Santo, 24.126 cidadãos estão com os direitos políticos suspensos. Essa suspensão implica diversos impedimentos, como não votar e nem serem votados, não poderem se filiar a partido político e nem exercerem cargo público.

A suspensão dos direitos políticos também impede, por exemplo, que a pessoa exerça cargo em entidade sindical e atue como diretor ou redator-chefe de jornal ou periódico.
De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a condenação criminal é a que mais pesa na estatística para a suspensão dos direitos políticos tanto no Brasil (657.299), como no Espírito Santo (19.833). Também seguindo a tendência nacional, aqui no Estado 3.620 pessoas perderam os direitos políticos por incapacidade civil absoluta, que são aquelas pessoas consideradas absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil.
Em terceiro lugar, a base de dados do TSE registra que 62 pessoas aqui no Espírito Santo tiveram seus direitos políticos suspensos por improbidade administrativa; outras 45 por condenação criminal eleitoral; mais 10 por se recusarem a cumprir obrigação a todos imposta, sendo o serviço militar um exemplo e, por fim, 33 também estão com os direitos políticos suspensos, mas a base de dados não distingue o motivo.
No país, 883.222 brasileiros estão com os direitos políticos suspensos. Veja no link abaixo, a matéria completa do TSE sobre os números em todo Brasil:
Comunicação do TRE-ES
Vitória, 06 de agosto de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário