terça-feira, 6 de agosto de 2013

Espaços alternativos se transformam em locais de estudo no Vitória Alfabetizada


Elizabeth Nader
Programa de Educação e Jovens e Adultos da PMV
Diferentes espaços podem abrir oportunidades de alfabetização para jovens e adultos em Vitória
A resistência à sala de aula não será empecilho noprograma Vitória Alfabetizada. Com o objetivo de transformar o processo de alfabetização em uma realidade, os encontros poderão acontecer em espaços alternativos, próximos ao aluno, como igrejas, associações de moradores ou centros comunitários.
As empresas e entidades interessadas em ajudar podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação (Seme) para oferecer um local para a realização das aulas. Além disso, todas podem auxiliar na identificação de pessoas que ainda não sabem ler e escrever. Basta preencher o formulário.
A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por exemplo, já virou parceira. A entidade assumiu o compromisso de mobilizar as instituições que integram o sistema quanto à identificação de pessoas não alfabetizadas, organizar turmas de alfabetização e divulgar o projeto junto aos associados.
O projeto pretende reduzir a taxa de analfabetismo na capital até 2016. Isso significa mais de quatro mil pessoas de 15 a 59 anos de idade beneficiadas diretamente com a iniciativa, sendo a maioria mulheres.
A faixa etária foi escolhida por estar enquadrada no período em que a população está no mercado de trabalho. São jovens que correm atrás do primeiro emprego e gente que pretende melhorar sua situação financeira e precisa de uma ajuda para começar a estudar para conseguir melhores empregos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário