terça-feira, 6 de agosto de 2013

Educação inclusiva: Prefeitura investe na qualificação de professores - CACHOEIRO


Secretaria de Educação abriu inscrições para cursos de Libras e de atendimento educacional especializado
A Secretaria de Educação de Cachoeiro (Seme) tem investido na formação dos professores da rede pública municipal de ensino para garantir atendimento adequado aos alunos com necessidades especiais. Neste ano, serão, pelo menos, cinco capacitações com foco na educação inclusiva.

Uma delas é o curso de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que está com inscrições abertas nesta quarta (7) e quinta-feira (8). Serão 50 vagas para professores com licenciatura.

A capacitação terá carga horária total de 120 horas, ministradas na modalidade presencial. A metodologia do curso envolverá aulas expositivas e dialogadas, debates, atividades práticas e avaliação do conhecimento adquirido.

Os interessados terão até esta quinta-feira (8) para efetuar o cadastro. A inscrição será realizada na Secretaria Municipal de Educação, das 08h às 11h e das 14h às 17h. É necessário documento de identidade, comprovante de residência, declaração de vínculo empregatício como professor na municipalidade, declaração de tempo de serviço na educação especial e ficha preenchida e assinada.

Os critérios para a classificação dos candidatos serão, na ordem: atuar em salas de recursos multifuncionais, ter comprovação mínima de três anos na Educação Especial, ser uns dos primeiros 50 (cinquenta) inscritos.

O curso será ofertado pela Secretaria Municipal de Educação e terá duração de aproximadamente três meses. As aulas serão ministradas às terças e quintas-feira, das 18h às 22h, no período de 20 de agosto a 28 de novembro. O edital completo pode ser conferido no portal da prefeitura, no endereço www.cachoeiro.es.gov.br.

Vagas abertas para o curso de Libras
Estão abertas também as inscrições para o curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A oportunidade é para profissionais do magistério e outros funcionários da rede municipal de ensino.

Os interessados devem procurar a Seme, até sexta-feira (9), das 8h às 17h. É preciso levar cópia do documento de identidade com foto, cópia do comprovante de residência e declaração de vínculo empregatício na rede pública municipal de ensino.

Também é necessário o preenchimento do termo de compromisso (anexo III do edital) e um formulário, que será entregue no local de inscrição. O edital do curso está disponível no site da Prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br).

Serão disponibilizadas 100 vagas, sendo 50 para nível básico e outras 50 para o intermediário. As aulas serão ministradas no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no bairro Independência, às quartas e quintas-feiras. O curso terá 120 horas. As aulas terão início nos próximos dias 19 (nível básico) e 21 (intermediário).

Capacitação para professores e pais de alunos 

Além de capacitar os professores, a Secretaria de Educação também realiza seminário para os pais de alunos com deficiência que estudam na rede. A pedagoga da área de educação inclusiva, Cristina Lens Bastos de Vargas, explica que o encontro é uma forma de conscientizar pais e educadores sobre o atendimento especializado oferecido ao aluno.

“Neste ano falamos sobre o 'Autismo no ambiente escolar'. É uma troca de informações que visa possibilitar uma aproximação e participação ativa dos pais, transformando-os em parceiros da escola no que diz respeito à educação de seus filhos”, explica.

Uma outra capacitação foi realizada para professores que atuam nas salas de recursos multifuncionais para aprimorarem os conhecimentos de educação inclusiva. O curso foi realizado durante uma semana, com palestras e oficinas.

Os professores de apoio, que orientam e auxiliam os alunos com necessidades especiais nas salas de aula, também receberam este ano capacitação sobre as atribuições desenvolvidas por eles. Foram dois dias de aprendizado e troca de experiências.

Salas de recursos multifuncionais 
Durante os últimos anos, o número de escolas que receberam salas de recursos multifuncionais mais que quadruplicou. No início de 2009, apenas sete escolas contavam com as salas, hoje esse número já chega a 33.

Esses espaços atendem estudantes com deficiências (auditiva, visual, mental, típica, múltipla, física), transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades (superdotados) matriculados em classes comuns do ensino regular. O atendimento é realizado de segunda a sexta, no contraturno escolar – horário em que não estão nas aulas regulares.

As salas são equipadas com telas de computadores em tamanho grande, teclados adaptados que facilitam a digitação, jogos de memória, dominó de textura, impressora braile, globo em alto relevo, entre outros recursos usados para estimular o desenvolvimento dos alunos.

Um outro reforço no atendimento das crianças com necessidades especiais é a melhorias da acessibilidade das escolas. Por meio do programa “Escola Acessível”, parceria com Ministério da Educação, prédios escolares estão ganhando rampas, banheiros acessíveis, corrimãos, piso tátil, entre outras adequações arquitetônicas. As unidades ainda podem adquirir recursos de tecnologia assistiva, além dos existentes nas salas de recursos multifuncionais.
Divulgação_PMCI_Inclusão.jpgDivulgação_PMCI_Inclusão.jpg
1476K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário