quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Educação inclusiva oportuniza crianças de Alfredo Chaves

Um espaço que tem oferecido oportunidade de aprendizagem para as crianças de Alfredo Chaves que apresentam alguma deficiência de ordem física, sensorial ou intelectual, transtornos globais do desenvolvimento, altas labilidades/superdotação é a Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), localizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Araújo. O local é organizado com recursos adaptados para o atendimento educacional especializado feito por um profissional habilitado.
O espaço foi implementado desde 2007 em acordo com a política da educação especial na perspectiva de inclusão com uma proposta de trabalho que busca intervir onde as dificuldades se apresentam.
Conforme informações, a escola Ana Araújo junto com a Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Universidade de Vila Velha (UVV), vem desenvolvendo o Projeto “Diagnosticando para Intervir” que desde 2011 já contemplou 33 crianças e adolescentes matriculados na escola, sendo estendido ainda a outras instituições da rede municipal de ensino e a Escola Estadual, localizada no município. O projeto envolve profissionais da área de saúde da UVV nas especialidades de neuropediatria, psicologia, dentre outros, onde as crianças atendidas passam por uma avaliação detalhada, com observações em diferentes aspectos do desenvolvimento, apontando as possibilidades de avanço, que busca no diagnóstico, o ponto de partida para a elaboração das intervenções pedagógicas adequadas às especificidades de cada aluno. É também de interesse da Universidade manter esta parceria com o município, por entender a necessidade deste diálogo com a educação.
Conforme a professora responsável pelo atendimento na SRM, Kátia Volponi, trabalhar as diferenças garante também o crescimento de todas as pessoas envolvidas no processo, seja professor, pedagogos, pais e alunos. “As crianças são atendidas duas vezes por semana na Sala de Recursos que fica entre as demais salas de aula, e o que observamos é o carinho e dedicação dos demais alunos com o espaço, que chama a atenção de todos, devido a variedade de recursos. Eles acompanham os colegas nos atendimentos, respeitam e tiram a suas próprias conclusões sobre o que é inclusão e estas diferenças nos faz crescer e aprender sempre mais” relatou. 
Conforme a pedagoga e coordenadora municipal de Educação Especial, Elvira Bianchi, não é mais discutido o acesso e a permanência deste público nos espaços do ensino regular, pois já são garantidos por lei. “O que discutimos hoje é como garantir de fato a aprendizagem deste público dentro da sala de aula do ensino regular. Temos percebido resultados positivos, pois toda comunidade escolar está envolvida no processo de Inclusão. Vejo ainda que a participação e a compreensão da família é muito importante, pois quando buscamos esta parceria,  garantimos o desenvolvimento da proposta educacional”, disse. Ainda de acordo com Elvira, as escolas do interior da comunidade de Ibitiruí, Matilde, São Bento de Urânia, Fazenda Aparecida, Nova Mântua, Sagrada Família e o Centro Educacional da sede, José de Anchieta, já contam com a instalação da Sala de Recursos Multifuncionais, porém necessitando de algumas adequações.
Vale ressaltar que o projeto conta com a parceria das Secretarias Municipais de Saúde e da Assistência Social que priorizam o transporte para a UVV, agendamento e marcações de exames quando solicitados em outras instituições. 
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