terça-feira, 6 de agosto de 2013

Conselhos de Saúde da região Sul debatem gestão do setor - CACHOEIRO


A finalidade é tratar de questões relativas ao sistema de saúde, com foco principalmente nos pacientes

Conselhos Municipais de Saúde de 26 cidades da região sul capixaba participam na próxima quarta-feira (07), das 8h às 16h, da 2ª Plenária Regional de Conselhos de Saúde, em Cachoeiro de Itapemirim. A primeira ocorreu em junho do ano passado.

O encontro terá início com credenciamento dos participantes, e a solenidade de abertura será às 9h. A programação conta com palestras sobre gestão de saúde, tema principal da plenária. Os encontros regionais são realizados em todo o Espírito Santo como etapa preparatória para a plenária estadual.
Os relatórios regionais serão consolidados em um único documento, que será debatido e discutido durante a plenária estadual, prevista para outubro deste ano. E daí serão formuladas propostas para a plenária nacional, programada para novembro. “Essas conclusões devem ser levadas em conta na execução de políticas públicas federais, estaduais e municipais voltadas para a saúde”, comenta o presidente do Conselho de Saúde de Cachoeiro, Valdir Rodrigues Franco.
A Plenária Regional Sul será realizada no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Cachoeiro de Itapemirim (Ascici), localizada na rua Bernardo Horta, bairro Guandu, em cima do Mercado da Pedra. Cada município deve enviar dois representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), um trabalhador da saúde pública, um gestor e um secretário executivo do Conselho, totalizando cinco pessoas por cidade. O evento é aberto à participação popular.
“Essas plenárias têm grande importância para a formação dos que trabalham na saúde pública em cada um dos municípios envolvidos, pois contam com troca de experiências e qualificação por meio de palestras com renomados profissionais do Rio de Janeiro, de Brasília e de Vitória. A finalidade é debater questões relativas ao sistema de saúde, ouvindo também os usuários, que têm representação nesses encontros, o que garante maior proximidade com os anseios da população”, destaca Valdir Rodrigues.
2ª Plenária Regional de Conselhos de Saúde:
Quarta-feira (07), no auditório da Ascici
7h – Café da manhã
8h – Credenciamento
9h – Solenidade de abertura

9h15 – Painel de apresentação: “Controle Social” - função dos conselhos municipais de saúde, organização, estruturação e funcionamento dos conselhos de saúde
Conferencista: Drª Maria Clara Perim, promotora de justiça do estado do Espírito Santo
10h30 – Painel de apresentação: “Ações dos conselhos de Saúde” - Coordenação de Plenárias Estadual /Nacional de Saúde, recadastramento de Conselhos Municipais de Saúde, Programa de Inclusão Digital (PID), adequação à Resolução 453
Conferencistas: Luceni Gomes Novaes, coordenadora nacional de Plenárias de Conselhos de Saúde, e Valdir Rodrigues Franco, presidente do Conselho de Saúde de Cachoeiro
11h30 - Almoço
13h - Painel de apresentação: “Financiamento da Saúde” - A importância do financiamento da saúde no contexto do SUS
Conferencista: Alexandre de Oliveira Fraga, ex-conselheiro nacional e do municipal de Saúde de Vitória
14h - Painel de apresentação: “Gestão da Saúde” - planejamento, organização, implementação de políticas de saúde, teoria e metodologia, gestão estratégica de qualidade, cobertura e acessibilidade, humanização no contexto do SUS
Conferencista: Drª Janine Teixeira, diretora da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra)
15h20 – Eleição de delegados da coordenação Regional Sul (quatro titulares e quatro suplentes)




-------------------------------
Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro
Divulgação_PMCI_AtendimentoSaúde.jpgDivulgação_PMCI_AtendimentoSaúde.jpg
266K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário