quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Comunidades se mobilizam para eleger novo Conselho Municipal da Pessoa Idosa - VITÓRIA


Elizabeth Nader
Dois idosos sentados no banco da praça no Dia Mundial de Conscientização de Violência a Pessoa Idosa
Conselho Municipal da Pessoa Idosa é um espaço para os idosos participarem e sugerirem ações e melhorias nos serviços e espaços voltados para eles
A mobilização das comunidades para as eleições dos novos conselheiros do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (Comid) terá início nesta quinta-feira (8), a partir das 14 horas.
O primeiro encontro voltado para a escolha do novo Comid será no Centro de Convivência para a Terceira Idade(CCTI) de Jardim da Penha e pretende mostrar à comunidade como é a formação do órgão, como ele funciona e qual é o papel dos conselheiros.
A eleição dos novos membros do Comid acontece no dia 26 de setembro, em uma Assembleia Geral de Eleição, no auditório Zemar Moreira Lima, na Prefeitura de Vitória, às 14 horas. O novo conselho fará a gestão no biênio 2013/2015.
Para votar nos novos membros, basta ser morador de Vitória, com idade a partir de 60 anos ou ser representante legal de entidades ou organizações que desenvolvem ações voltadas à pessoa idosa, como movimentos sociais, associações e fóruns.
"O Conselho Municipal da Pessoa Idosa é um espaço importante para os idosos participarem e sugerirem ações e melhorias nos serviços e espaços voltados para eles mesmos", explicou a gerente da Casa dos Conselhos, Gerusa Ster Vieira.
O Comid é formado por 20 conselheiros, sendo 10 representantes do governo municipal e 10 representantes da sociedade civil (sendo quatro representantes dos usuários ou organizações de usuários, três representantes de entidades e organizações que prestam atendimento, assessoramento ou defesa dos direitos da pessoa idosa no âmbito municipal e três representantes de entidades de pesquisa, estudos, assessoria e formação de recursos humanos).
Para se inscrever como representante dos usuários, os idosos interessados precisam participar de um dos encontros da mobilização com as comunidades, nas datas e locais abaixo indicados:
  • 8 de agosto – 14 horas: CCTI Jardim da Penha (para moradores da região Continental)
  • 13 de agosto – 14 horas: CCTI Jardim Camburi (para moradores da região Continental)
  • 15 de agosto – 14 horas: CCTI Maria Ortiz (para moradores da região Continental)
  • 20 de agosto – 14 horas: CCTI Centro (para moradores da região do Centro)
  • 22 de agosto – 14 horas: Casa do Cidadão (para moradores da região de Maruípe)
  • 27 de agosto – 14 horas: Emef Francisco Lacerda de Aguiar (para moradores da região de São Pedro I)

Nenhum comentário:

Postar um comentário