terça-feira, 6 de agosto de 2013

Café de qualidade: Mimoso do Sul ganha sala de degustação


02/08/2013 - 11h53min

Arquivo / DCM Incaper
Profissionais especializados vão atestar a qualidade do café produzido na região.
O Espírito Santo, que já é considerado um dos maiores produtores de café do mundo, desenvolve mais uma ação rumo à excelência na qualidade. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) inaugura neste sábado (03), uma sala de classificação e prova de café na comunidade de Conceição do Muqui, no município de Mimoso do Sul.

“O mercado exige a qualidade desse café, e o Governo tem investido fortemente para que o produtor ganhe cada vez mais lugar no mercado mundial. Além de sermos grandes produtores, precisamos ser também referência em qualidade”, afirma Evair Vieira de Melo, diretor-presidente do Incaper.

A sala de classificação e prova de café tornou-se realidade graças a uma parceria entre o Incaper, a Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo (Cafesul), a Associação de Produtores Rurais de Conceição do Muqui e a Prefeitura Municipal de Mimoso do Sul. “O objetivo maior é atestar a qualidade. O cafeicultor vai conhecer o seu produto. Saber qual a peneira, quanto tem de umidade, se dá pra fazer bebida. Assim, será possível saber quanto realmente vale o café, por quanto o cafeicultor pode comercializar sua produção. Ele terá um laudo nas mãos que comprova essa qualidade”, disse José Nilo Alves, do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Incaper em Mimoso do Sul.

O espaço também será utilizado para a capacitação de pessoas. Um grupo de estudantes da comunidade de Conceição do Muqui, filhos de produtores rurais, deverá fazer um treinamento para conhecer a importância de se fazer qualidade. “O objetivo não é formar degustadores, mas sim, apresentar aos estudantes os prejuízos enfrentados por quem não cuida bem da lavoura”, disse José Nilo.

Qualidade que gera resultado

O Incaper realiza diversas atividades, em parceria com intituições, a fim de promover a qualidade da cafeicultura da região. Encontros de produtores, excursões técnicas, cursos, e várias outras ações abordam a importância da qualidade, desde a formação e condução das lavouras até a pós colheita e o beneficiamento.
Os resultados são animadores. “O cenário de várias comunidades do entorno mudou. Há apenas seis anos, só existiam dois terreiros estufa. Este ano, já são 20 terreiros cobertos secando café. Esse resultado é muito gratificante para todos nós do Incaper”, afirmou José Nilo.

Além das orientações técnicas, as comunidades de Mimoso do Sul recebem também máquinas e equipamentos entregues pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Lavador, separador e despolpador; secador de café; pilador e determinador de umidade estão à disposição dos produtores rurais do município para que todos possam fazer café de qualidade.

A inauguração da sala de classificação e prova, bem como as diversas ações que visam o desenvolvimento da qualidade, fazem parte da carteira de projetos do Incaper, desenvolvida no Planejamento Estratégico. Além disso, as ações fazem parte dos programas Renova Sul Conilon e Renovar Arábica, que visam revigorar e revitalizar a cafeicultura capixaba, notadamente na Região Sul do Estado.

Além de atender aos sete distritos de Mimoso do Sul, outros municípios da região, como São José do Calçado, Apiacá, Bom Jesus do Norte e Alegre também serão beneficiados. Para submeter seu café às classificações e análises, o produtor deve procurar o ELDR do Incaper do município onde mora.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre -luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Carla Einsfeld – assessoria.imprensa@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: 3636-9866/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário