quinta-feira, 4 de julho de 2013

Vitória sedia encontro de controladores gerais da Grande Vitória


Elizabeth Nader
Primeira reunião técnica dos controladores gerais da Região Metropolitana
Gestores discutiram atuação do controle interno durante reunião técnica na CGM
A atuação do controle interno municipal foi discutida na manhã desta quarta-feira (3) na primeira reunião técnica dos controladores gerais da Região Metropolitana do Espírito Santo.
Entre os pontos de pauta apresentados no encontro, destaque para a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 45/2009, que trata das atividades do Controle Interno da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A PEC foi aprovada em abril deste ano pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania do Senado. O próximo passo será entrar na ordem do dia para ser votada pelos senadores.
Participaram da reunião, realizada na Controladoria Geral do Município, o secretário da CGM, Luís Fernando Mendonça Alves; o controlador geral de Vila Velha, Rogério Mattos; o auditor municipal de Cariacica, Eliezer Soares Rocha Júnior; a controladora geral da Serra, Magaly Nunes; o controlador geral de Guarapari, Márcio José Siqueira Pinheiro; a controladora geral de Fundão, Giovana de Marchi Rosa; e a controladora geral de Viana, Deusa Teles Lopes.
De acordo com a Emenda, ficam estabelecidos quatro funções do Sistema de Controla Interno (SCI): auditoria, ouvidoria, controladoria e correição, além da organização dos órgãos de controle interno em carreira específica.
O impacto das despesas com pessoal em relação à redução da receita prevista pelos municípios também foi discutido pelos participantes.
Para o secretário da CGM, Luís Fernando Mendonça Alves, a reunião dos controladores metropolitanos se configurou em uma excelente oportunidade para a troca de experiências. "O momento foi muito pertinente, uma vez que poderemos socializar as ações e as boas práticas de cada órgão de controle interno e utilizá-las no aprimoramento da gestão de cada município", disse.

Nova reunião

A próxima reunião está agendada para o dia 24 de julho, quando os controladores gerais irão discutir exclusivamente as ações previstas para o cumprimento da Resolução n.º 227/2011, do Tribunal de Contas do Espírito Santo. Esta resolução dispõe sobre a criação e implantação do Sistema de Controle Interno na Administração Pública.
A realização do I Encontro Metropolitano de Controle Interno e a criação de uma tabela comum de preços referenciais para os municípios também constam como pontos de pauta desta reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário