quinta-feira, 18 de julho de 2013

Vitória dá passo inicial para alfabetizar 4 mil jovens e adultos até 2016

Elizabeth Nader

Lançamento do Programa Vitória Alfabetizada no auditório da rede Gazeta
Prefeito Luciano Rezende disse que o Programa Vitória Alfabetizada é uma das principais ações da administração municipal
"Em seis meses de administração, nós já desenvolvemos muitas ações na cidade. Mas esse é o momento que mais me emociona. Afinal, promover a igualdade de oportunidades na educação é uma das condições mais importantes para superar a injustiça social e reduzir as disparidades sociais em qualquer país". Esse foi o discurso do prefeito de Vitória, Luciano Rezende, na solenidade de implantação do Programa Vitória Alfabetizada, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (17), no auditório da Rede Gazeta.
"De todas as ações implantadas por esta administração, esta talvez seja a mais importante. São quatro mil irmãos e irmãs que ainda não sabem ler e escrever. Como vamos crescer e promover o cidadão se ainda existe um grupo ainda nesta situação? Se todos nos esforçarmos, poderemos ser a primeira capital da América Latina totalmente alfabetizada", argumentou o prefeito.
Empresários, vereadores, representantes do poder público e lideranças comunitárias compareceram em grande número à implantação do Programa Vitória Alfabetizada, que tem como meta garantir a universalização da alfabetização até 2016 de cerca de quatro mil jovens e adultos moradores da capital, prioritariamente na faixa etária produtiva, com idade entre 15 e 59 anos.
Para a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, a implantação do programa é uma "oportunidade para que esse grupo de pessoas se aproprie da condição básica do ser humano, que é ler e escrever", disse.
O vereador Fabrício Gandini colocou a Câmara de Vereadores de Vitória como parceira na transformação da realidade da população. "É um momento de extrema felicidade participar do primeiro passo de uma ação que vai mudar a realidade de várias gerações de famílias na capital", afirmou o presidente da Casa.

Pacto pela cidade

Elizabeth Nader
Lançamento do Programa Vitória Alfabetizada no auditório da rede Gazeta
Secretária Adriana Sperandio lembrou a importância de reduzir as disparidades sociais através do programa
No encerramento da solenidade, empresários e lideranças foram convidados a assinar o "Pacto pela alfabetização de Vitória", no qual todos os envolvidos no programa assumem seu compromisso com a alfabetização de todos os jovens e adultos, mediante esforço coletivo e compartilhado para a implantação de ações de efetivação e consolidação do Programa Municipal Vitória Alfabetizada.
Assinaram o pacto o presidente do Comitê de Gestão e Inovação da Prefeitura de Vitória, José Armando de Figueiredo Campos; o diretor superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), José Eugênio Vieira; o diretor administrativo do Banestes, Bruno Negris; o diretor executivo do Sistema Findes, Luiz Carlos de Souza Vieira; e também Zenaide Vazzoler e Dulcinéa Santos Martins, representando, respectivamente, os bancos comunitários Bem e Puã.

Turmas formadas

O programa configura-se num marco para a capital antes mesmo do lançamento oficial, pois, por meio da mobilização da Seme, já foram identificados 166 moradores da cidade ávidos por aprender a ler e escrever, que já formam 10 turmas distribuídas em seis localidades diferentes.
Matéria relacionada

Nenhum comentário:

Postar um comentário