terça-feira, 2 de julho de 2013

Veneza 60 anos: cooperativa firma parceria com o Incaper


02/07/2013 - 17h21min

Veneza / Divulgação
Parceria entre Incaper e Veneza incentiva o aumento da produção e da qualidade do leite capixaba.
A cooperativa de laticínios Veneza completa 60 anos. E como parte das comemorações, assina um termo de cooperação técnica junto ao Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O objetivo é desenvolver projetos de pesquisa que visam o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade do leite produzido e consumido no Espírito Santo.

As pesquisas desenvolvidas seguem basicamente três linhas de atuação: produção de leite através do manejo intensivo e rotacionado de pastagens; sistema de avaliação intensivo e ecológico de pastagens e produção, e avaliação de cultivares (como cana de açúcar, milho e sorgo) para a alimentação animal. O Incaper desenvolve os trabalhos, com o suporte de pesquisadores, técnicos e extensionistas, e a Veneza oferece áreas físicas, como a Fazenda Experimental da Veneza (Faeve), instalações zootécnicas, animais, máquinas, equipamentos e insumos agrícolas necessários ao desenvolvimento do trabalho, além de análises laboratoriais.

“A Veneza sempre foi um importante parceiro do Incaper para o desenvolvimento da pecuária de leite no Espírito Santo. Aos 60 anos, a força desta cooperativa mostra que o Norte do Espírito Santo é capaz de produzir leite em grande escala e com qualidade”, parabeniza Evair Vieira de Melo, diretor-presidente do Incaper.

O coordenador do programa de pecuária do Incaper, João Anselmo Molino, complementa: “A Veneza é parceira do Incaper há muitos anos. A assinatura deste termo de cooperação técnica é mais uma ação que consolida esta parceria. Mais de 80% dos cooperados da Veneza são agricultores de base familiar e a Veneza está de parabéns pelo trabalho que desenvolve junto a este público que o Incaper conhece tão bem”.

"A Veneza tem muito a agradecer. O Incaper sempre foi um parceiro do produtor rural, sempre foi um parceiro da Veneza. Hoje, a Veneza completa 60 anos graças à parceria de todos. É uma união de esforços. Muitas pessoas, muitas entidades, governos... e o Incaper está presente neste contexto", disse José Carnielli, presidente da Veneza.

Sobre a Veneza
Fundada em 1953 no município de Nova Venécia por apenas 17 produtores rurais, a Cooperativa Veneza completou em abril de 2013 60 anos de história no setor lácteo. Criada com o intuito de resolver os problemas de comercialização de leite em uma região controlada pela pecuária de corte, a Veneza tornou-se a segunda maior Cooperativa de Laticínios do Estado do Espírito Santo. Após todos estes anos de atividade, com mais de 1.200 fornecedores cadastrados, a cooperativa chegou à marca de 70 milhões de litros de leite captados no último ano.

Sobre a pecuária no ES
O Espírito Santo possui uma área de 1,37 milhão de hectares de pastagens, ocupadas por um rebanho bovino de 2,2 milhões de cabeças, sendo 390 mil vacas leiteiras. A atividade envovle cerca de 18 mil produtores e responde por 30 mil empregos diretos e 25 mil indiretos. O Incaper desenvolve ações na área de pecuária leiteira com foco na intensificação da produção pelo manejo rotacionado das pastagens e utilização de cana-de-açúcar e ureia para suplementação alimentar do rebanho em época de seca. São realizados cursos de capacitação sobre inseminação artificial, sanidade do rebanho, alimentação animal e gerenciamento da propriedade.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre -luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário