terça-feira, 23 de julho de 2013

Umef Edson Tavares disputa prêmio nacional de gestão escolar - VILA VELHA

Texto: Daniella Sanz Ramos / Foto: Semcom

Umef Edson Tavares pode ganhar prêmio nacional - Imagem: Semcom
A Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Edson Tavares de Souza, em Ilha dos Bentos, está entre as quatro escolas do Estado selecionadas para o Prêmio Gestão Escolar 2013. Se conseguir a classificação e se tornar vencedora, ganhará o diploma de Destaque Estadual e R$ 6 mil, além de uma viagem de intercâmbio nos Estados Unidos para o diretor da unidade.
Durante a avaliação foram analisadas as gestões Pedagógica, de Resultados Educacionais, Participativa, de Pessoas e de Serviços e Recursos. O Prêmio é uma realização do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da Secretaria de Estado da Educação (Sedu).
 
Segundo a diretora da escola, Solange Maria Ribeiro Guzzo, o fator primordial para estar entre as finalistas estaduais é a união da equipe escolar. “É a segunda vez que nos inscrevemos e já fomos selecionados novamente. Isso é a confirmação de que estamos no caminho certo”, afirmou, destacando também a importância da participação dos pais. “Mais importante nisso tudo é o reconhecimento dos pais e alunos. Tudo o que conquistamos é com e para eles”, completou a diretora.
 
No próximo dia 29 de julho, a comissão julgadora visitará a escola para observar se todas as exigências do regulamento foram cumpridas e, posteriormente, ainda sem data definida, divulgará qual a escola do Espírito Santo com o melhor desempenho em gestão escolar. As seis escolas finalistas no Brasil, além do diploma de destaque nacional, recebem R$ 10 mil cada. A primeira colocada ganha R$ 30 mil e o título de Referência Brasil.
 
Gestão – Em sua 14ª edição, o objetivo da premiação é estimular as escolas públicas a mostrarem o desenvolvimento de suas gestões, além de incentivar o processo de melhoria contínua na escola, pela elaboração de planos de ações, tendo como base a autoavaliação desse processo, servindo como instrumento de sensibilização, de motivação e de orientação para o seu avanço, principalmente no que se refere à melhoria dos níveis de aproveitamento dos alunos.
 
O prêmio faz as escolas pensarem sobre sua gestão e mobilizarem a comunidade escolar numa nova formatação que permite maior efetividade do Plano de Ação e da avaliação das quatro dimensões: gestão pedagógica (planejamento e ações pedagógicas, resultados educacionais), gestão participativa, gestão de serviços e liderança, gestão de infraestrutura serviços e recursos.

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