segunda-feira, 22 de julho de 2013

TURISMO RELIGIOSO DE CORPUS CHRISTI NA EXPOCATÓLICA





As principais manifestações do turismo religioso do Espírito Santo estão sendo apresentadas na "ExpoCatólica Rio - Bote Fé Brasil", que começou na sexta-feira, 19 de julho e segue até a próxima sexta-feira, dia 26, no Riocentro, na Barra, Rio de Janeiro. A ExpoCatólica é considerada a maior feira de negócios e serviços religiosos da América Latina e um retrato da expansão do segmento no país.

.
.

Em um estande com 128 metros quadrados, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) está mostrando aos visitantes todo o potencial capixaba para esse segmento turístico. O estande foi decorado com fotos dos atrativos religiosos, entre eles a Igreja dos Reis Magos, além de uma estampa simulando um tapete da Festa de Corpus Christi, de Castelo. Também foi produzido um folder bilíngue - português/inglês - especialmente para a feira, que está sendo realizada paralelamente à Jornada Mundial da Juventude.

Junto com a Setur, participam da feira alguns municípios do Espírito Santo que já possuem produtos turísticos formatados para o evento. Vitória, Vila Velha e Anchieta são alguns dos municípios que estão no Riocentro. Entre produtos turísticos religiosos capixabas que serão mostrados na ExpoCatólica estão:

VITÓRIA - A capital capixaba, de onde têm início alguns dos principais roteiros religiosos, vai mostrar todo o seu potencial histórico-cultural. Além das belezas naturais da ilha, Vitória destacará suas igrejas e monumentos, como a Catedral Metropolitana, o Santuário e Basílica de Santo Antônio, a Igreja do Rosário, o Palácio Anchieta, entre outros.

VILA VELHA - O município apresentará a Festa e o Convento da Penha, uma das maiores manifestações religiosas e um dos ícones do Espírito Santo. Terceiro maior evento religioso do país, que atrai fiéis de todas as partes do Brasil, sendo comemorado com romarias e missas no Convento.

SERRA - Outra manifestação religiosa muito popular, a Festa de São Benedito será levada como novidade para a feira. A manifestação na Serra é sem dúvida a mais movimentada e tradicional festa de puxada e fincada do mastro de São Benedito no Espírito Santo.

CASTELO - Outro destaque é a tradicional e igualmente importante Festa de Corpus Christi, com a exposição dos famosos tapetes e passadeiras.

ANCHIETA - Os Passos de Anchieta, já está consolidado como o quarto desse tipo existente no mundo: os outros três são o Caminho  de Santiago de Compostela, na Espanha; a trilha da Terra Santa, em Jerusalém; e a de Roma, na Itália.

IBIRAÇU - Marcado por igrejas e capelas, além da beleza natural da Mata Atlântica, o circuito Caminhos da Sabedoria, em Ibiraçu, é voltado para a espiritualidade. Fazem parte do circuito 23 pontos de referência históricos, 21 capelas e igrejas, além do Santuário Diocesano e do Mosteiro Zen Budista Morro da Vargem.

Vocação capixaba:

O Espírito Santo tem uma forte vocação para o turismo religioso. A religiosidade do povo capixaba é muito forte e se faz presente durante o ano todo. As manifestações católicas são responsáveis por grande parte da movimentação turística desse segmento no Estado.

São muitos os identificadores da religiosidade capixaba. Levando em conta a importância das manifestações, a Setur está incrementando ações para elaborar pesquisa e estudos de mapeamento deste segmento com o objetivo de melhorar a captação e recepção das pessoas que visitam o Estado.

A Setur faz parte do Grupo de Trabalho do Ministério do Turismo (MTur) que está mapeando esse segmento turístico no Brasil e também já firmou um convênio com o Sebrae-ES para realizar uma ampla pesquisa para traçar um perfil completo do turismo religioso no Estado.

Turismo religioso:

O turismo religioso caracteriza-se pelas atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões institucionalizadas. O segmento é - juntamente com o Turismo Cívico, o Turismo Étnico e o Turismo Místico e Esotérico - um dos nichos do Turismo Cultural no Brasil.

Em julho de 2011 o Ministério do Turismo publicou a portaria nº 125, que busca incentivar o turismo religioso no Brasil, reconhecendo que este setor movimenta a economia, gerando emprego e renda e consolidando municípios como destinos turísticos. Neste sentido, a crescente popularização da Festa da Penha vem ao encontro das resoluções do Governo Federal e busca se inserir na rota do turismo religioso do País.

Fonte: SETUR

.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário