quarta-feira, 3 de julho de 2013

SÍTIO HISTÓRICO DE ITAPINA É TOMBADO E VAI RECEBER MUSEU HISTÓRICO - COLATINA


02/07/2013 - Após um processo de quase cinco anos, na última sexta-feira (28), foi publicado no Diário Oficial Do Espírito Santo, o tombamento do Conjunto Histórico e Paisagístico de Itapina, distrito de Colatina, localizado há 25 km do município.

A proposta de solicitação de tombamento, feita pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) ao Conselho Estadual De Cultura (CEC) foi aprovada em novembro de 2010 em uma reunião ordinária realizada na igreja católica de Itapina.

Com a aprovação do Conselho, ficou definido o tombamento pelo Estado de 82 imóveis, e outros 43 com interesse de preservação, somando 125 edificações. O Sítio Histórico é formado por casarões construídos no final do século XIX, onde predominam o Ecletismo, o Art Nouveau e o Art Déco, além de construções simples que fazem parte da história de uma época de grande prosperidade do distrito.

Segundo a resolução do CEC, as casas que compreendem o Sítio a partir de agora deverão seguir normas e critérios ao serem reformadas e restauradas, visto que passaram a ser consideradas bens culturais do Espírito Santo.

O processo de tombamento foi consolidado com a contratação de uma empresa de arquitetura que promoveu o levantamento do casario e a Análise de Proteção do Ambiente Cultural (Apac) do entorno. Segundo o Secretário de Cultura, Dimas Deptulski o tombamento é um desejo antigo da população.

“ A proposta é criar um turismo cultural, como já acontece com o Fenaviola e finalizar a reforma do casarão que pertenceu a escritora e artista plástica Virgínia Tamanini, que será sede do Museu Histórico” destacou.

Membros da Secult visitam Itapina para avaliar obras do Museu Histórico

Na manhã de hoje (02), membros da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult) estiveram reunidos com o prefeito Leonardo Deptulski e com o Secretário de Cultura Dimas Deptulski para fazer novas avaliações sobre o projeto de reforma do Casarão que irá abrigar o museu Virgínia Tamanini no Sítio Histórico de Itapina.

A obra, fruto de um convênio com o governo do estado, pretende transformar a antiga casa da escritora e artista em um centro de referência de cultura do distrito. Segundo o prefeito, mais do que um museu, o local deve ser um lugar de pesquisa e de interação com a comunidade.

“O Museu Virgínia Tamanini nasce com a missão de promover a apropriação do patrimônio cultural desse distrito, aplicando nesse processo museológico, ações de pesquisa, preservação e comunicação, em interação com a comunidade Itapinense, atuando como referencial para o processo educativo de preservação e para o desenvolvimento sócio econômico cultural sustentável”.

Além das obras da escritora, farão parte do acervo, fotografias, recortes de jornais e livros que Virgínia colecionou durante toda sua vida. A doação foi anunciada por Fernando Tamanini, filho da escritora, em janeiro quando o prefeito Leonardo, esteve em Brasília para participar do o Encontro Nacional de Prefeitos e na ocasião visitou Fernando.

A proposta é de que o museu abrigue ainda um acervo sobre o distrito. Histórias que serão captadas com a própria comunidade, fazendo com que a mesma contribua nesse processo de resgate histórico. A previsão é de que a obra fique pronta em outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário