terça-feira, 23 de julho de 2013

Seminário comemora Dia Internacional da Mulher Negra - SERRA

O evento acontece no CRAS de Laranjeiras, das 18h às 21h
Zelita Viana
Na quinta-feira, 25, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura da Serra realiza o I Seminário da Mulher Negra. O encontro será das 18h às 21h, no Centro de Referência de Assistência Social  (CRAS) de Laranjeiras. Na abertura, haverá Exposição de Artes do Grupo Kizili, bonecas negras e outros tipos de artesanatos. Serão oferecidas também dicas de maquiagem e sorteio de kits da Beleza Negra, uma das parceiras do Seminário.
O objetivo do encontro é estimular um espaço de reflexão, proposição e possibilidade de trabalho coletivo, visando a uma sociedade mais justa, democrática e sustentável, sob o ponto de vista das relações étnico racial e questões de gênero. A conferência também é um espaço para promover um debate coletivo e colaborativo por parte do processo de trabalho das mulheres domésticas, que tem um grande percentual de mulheres negras, mesclando um olhar sobre o direito conquistado e em defesa deles.

Para o Sebastião Sabino, secretário de Direitos Humanos, o Seminário é de extrema importância, por marcar e afirmar os direitos da mulher negra na sociedade, especialmente na sociedade serrana. “Ao longo dos anos, a mulher negra tem conquistado muitos espaços, inclusive por via do trabalho, o que só vem a ratificar a importância da mulher negra na sociedade, rompendo com uma história de submissão e desvalorização”, afirma.

Programação – Seminário Dia Internacional da Mulher Negra
Dia 25 de julho
18h às 21h - Centro de Referência de Assistência Social em Laranjeiras
Exposição de Artes – Grupo Kizili, bonecas negras, artesanato
18h - Credenciamento
18h30 - Coffee Break
19h - Abertura oficial e homenagem do vereador Gilmar Carlos Silva, em memória da militante Valcenir Patrício dos Santos, sindicalista do Sindidoméstico- ES
19h20 - Palestra Olindina Serafim Nascimento– Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas- Dia 25/07 Mundial da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.
19h40 - Palestra da advogada Karen Barros da Silva – Representante da Comissão de Igualdade Racial da OAB – Exposição da nova legislação trabalhista dos trabalhadores domésticos.
20h -  Palestra Rosangela Dutra - Sindidoméstico /ES
20h20 - Debate
21h - Encerramento
Parceiros do Seminário -  Realização
SEDIR – Secretário de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura da Serra
SEPPOM – Secretaria de Políticas  Públicas para as Mulheres
NANAMUNES – Mulheres Negras da Serra
SEADH – Secretaria de Estado e Direitos Humanos - oordenação das Comunidades Tradicionais
Sindidoméstico /ES
APENS – Agentes Pastoral Negro
Coletivo de Mulheres Negra  – AQUALTUNE
Conselho Municipal da Mulher da Serra –COMMUS
Conselho Municipal do Negro da Serra – CONEGRO
Instituto de Beleza - Beleza Natural


Nenhum comentário:

Postar um comentário