quarta-feira, 10 de julho de 2013

Seis placas informativas são instaladas na “Matinha”

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itapemirim obteve uma importante conquista no mês de junho. Após solicitação junto ao Departamento de Estradas de Rodagens do Espírito Santo (DER-ES), seis placas informativas foram instaladas nos 2,3 km do trecho da ES-490, que fragmenta a Mata do Ouvidor, conhecida como “Matinha’.
“Enviamos um ofício solicitando a possibilidade de instalação de placas no trecho. Profissionais da DER-ES e da nossa secretaria compareceram ao local, marcaram os pontos no GPS e fotografaram a área. As placas foram instaladas 45 dias após a visita”, informa o secretário de Meio Ambiente, Max Wander Fraga Costa.
Para o diretor de licenciamento, Kaio Perim Bizoni, a instalação de placas é apenas o pontapé inicial de medidas a serem tomadas na área: “Junto com o biólogo Bruno Azevedo, visitamos o local de cinco a seis vezes por semana para registrar os atropelamentos de animais. Dentre os seis meses de trabalho, tivemos 226 registros, sendo 129 anfíbios, 61 répteis, 20 mamíferos e 16 aves. Fazíamos o trajeto de bicicleta para fiscalizar detalhadamente a área, possibilitando assim encontrar animais de pequeno e médio porte, o que seria dificultado se fosse realizado em veículo automotor.”
De acordo com o subsecretário da pasta, Tiago Faria Leal, esse levantamento de animais vítimas de atropelamentos no local e os resultados alarmantes do trabalho impulsionaram a secretaria a buscar alguma medida paliativa. “A instalação das placas é muito importante para o trecho, reconhecendo a rica fauna que cruza a pista diariamente”, explica.
O diretor de licenciamento registrou, ainda, a possibilidade de realizar um levantamento também na Rodovia do Sol, no trecho entre a comunidade do Pontal, em Marataízes, até a entrada de Itaoca. Kaio alegou aproveitar o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para incentivar universitários itapemirinenses a realizarem pesquisas no território municipal, extremamente rico em biodiversidade.

Daniela Viana
Assessoria de Comunicação PMI

2 anexos — Baixar todos os anexos   Exibir todas as imagens   Compartilhar todas as imagens  
DSCN0114.JPGDSCN0114.JPG
3619K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  
DSCN0116.JPGDSCN0116.JPG
3598K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

Nenhum comentário:

Postar um comentário