quinta-feira, 18 de julho de 2013

Sedu abre inscrições para Educação de Jovens e Adultos


As matrículas novas para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ofertada em 232 escolas da rede estadual de ensino, deverão ser feitas até o dia 29 deste mês, no horário de funcionamento das unidades escolares que disponibilizam o curso. As normas para as matrículas foram publicadas nesta quarta-feira (17) pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

Para efetivação da matrícula nova, os estudantes deverão apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou de casamento; histórico escolar/ficha de transferência ou comprovante equivalente e comprovante de residência.

Os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotaçãodeverão ter a matrícula nova garantida na escola da rede estadual de ensino mais próxima de sua residência.

A população campesina deverá ter sua matrícula nova garantida em unidade de ensino próxima ao seu domicílio. Não terá direito ao transporte escolar o aluno que optar por não estudar na unidade de ensino mais próxima de sua residência, havendo vaga.

Já os jovens e adultos privados de liberdade, assim como os que estão cumprindo medidas socioeducativas, deverão ter asseguradas a matrícula nova em unidade de ensino referência à unidade prisional e às unidades de atendimento socioeducativo.

“O ambiente escolar é uma grande chance de o cidadão conquistar o seu espaço nos meios social e profissional. Diante disso, a Sedu trabalha a educação na EJA de forma íntegra e, principalmente com qualidade, para que assim todos sejam devidamente qualificados intelectualmente”, salientou a gerente de Educação, Juventude e Diversidade (GEJUD) da SeduIracy Baltar.

O aluno somente terá sua matrícula confirmada, automaticamente, na unidade de ensino onde estuda, mediante termo de compromisso assinado por ele mesmo, quando for maior de idade, ou pelos pais ou responsáveis.

A falta de qualquer documento não impedirá a efetivação da matrícula nova do aluno, devendo a direção da unidade escolar ou seu responsável, orientar o estudante para a obtenção dos documentos pendentes.

No primeiro semestre deste ano, 50.168 alunos efetivaram a matrícula para iniciar os estudos pela modalidade de ensino EJA.

EJA

Com aulas presenciais, durante dois anos, estudantes de ensino fundamental dos 1º e 2º segmentos assistem a aulas de Língua Portuguesa, Redação, Matemática, Ciências, História, Geografia e Artes. Ao todo, são 1.600 horas, divididas em quatro semestres. Para concluir as duas etapas, os alunos precisam ter no mínimo 60 pontos ao final de cada módulo e 75% de frequência.

Já os alunos do ensino médio participam de aulas de Língua Portuguesa, incluída Redação e Literatura, Matemática, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Arte, Língua Estrangeira - Inglês, Filosofia e Sociologia. Ao todo são 1.200 horas, divididas em três semestres. Para concluir as etapas, os alunos também precisam ter no mínimo 60 pontos ao final de cada módulo e 75% de frequência.

Para estudar pela modalidade EJA, os interessados devem procurar as escolas com a oferta ou as Superintendências Regionais de Educação (SREs), onde irão receber as orientações necessárias para iniciar a nova vida acadêmica.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706 E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br/jgviana@sedu.es.gov.br Texto: Juliano Viana Twiter: @sedu_es Facebook: www.facebook.com/SeduES

Nenhum comentário:

Postar um comentário