quarta-feira, 3 de julho de 2013

Resultado das eleições para os Conselhos de Escola será conhecido nesta quarta - VITÓRIA

Yuri Barichivich

Conselho de Escola
Carlos Santos Ramos registra seu voto em cabine de votação oficial cedida pelo TRE/ES
A movimentação é grande nas escolas da rede municipal nesta terça-feira (2). Durante todo o dia, aconteceram as eleições para os Conselhos de Escola, e o processo eleitoral só vai terminar nesta noite, quando os alunos daEducação para Jovens e Adultos (EJA) registrarem seus votos.
Cada uma das 99 unidades escolares participantes conta com uma cabine de votação oficial cedida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A apuração dos votos acontecerá ainda nesta terça (2) e o resultado será divulgado nesta quarta (3). A expectativa é de que cerca de 30 mil pessoas participem do processo de votação nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei).
A secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, tem acompanhado as atividades de perto e, no Cmei João Pedro de Aguiar, em Jardim Camburi, pôde ouvir o posicionamento de alguns candidatos ao segmento de pais e alunos.
"Minha proposta é desenvolver ações que tragam os pais para mais perto da escola, afinal é necessário afinar o relacionamento entre a família e a escola", afirmou o candidato Joaci Inácio da Silva, pai de Marina da Silva, de apenas dois anos.
Já Sandro Martins Baptista, pai de Tarcísio Baptista, que tem três anos, está buscando a reeleição e garantiu estar satisfeito por fazer parte de um processo eleitoral democrático. "Meu objetivo é manter o canal de comunicação e participação dos pais junto à escola e à Secretaria de Educação".
Adriana Sperandio explicou que os Conselhos de Escola são uma instância de discussão, acompanhamento e deliberação, nos quais se busca incentivar uma cultura democrática, participativa e cidadã nas decisões da unidade de ensino, desde as ordinárias às mais importantes.
Yuri Barichivich
Aluno votando em cabine eleitoral
Alunos também tiveram a oportunidade de escolher seus representantes nos Conselhos de Escola
"Conselheiros representam as comunidades escolar e local, atuando em conjunto e definindo caminhos para tomar as deliberações. Representam um espaço de diálogo e encaminhamento das demandas educacionais, possibilitando a participação social e promovendo a gestão democrática", esclareceu a secretária.
O eleitor Carlos Santos Ramos, pai do aluno Vinícius Santos, de oito anos, fez questão de registrar o voto na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ceciliano Abel de Almeida, em Itararé. "Nós, enquanto pais, precisamos estar sempre atentos, acompanhando nossos filhos, procurando saber do que a escola precisa para melhorar".
Para esse pleito, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) registrou 2.056 candidatos, entre alunos, pais, professores e servidores, que vão disputar cerca de 800 vagas de conselheiros titulares para o triênio 2013-2016.
O Conselho de Escola é composto pelo diretor da unidade escolar, representantes dos alunos (desde que tenham, no mínimo, 10 anos), dos servidores, dos pais e da comunidade. O tamanho do conselho varia por escola, podendo ser de 12 a 18 pessoas no total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário